18 de junho de 2014

Copa do Mundo aquece turismo e garante boas vendas no comércio de Cuiabá

Redação/Secom-MT

TV Paiaguás
COPA DO PANTANAL - Comércio em Cuiabá comemora aumento nas vendas

O burburinho de estrangeiros no centro histórico de Cuiabá cria um clima de euforia entre comerciantes, donos de lanchonetes e agentes de turismo. Os turistas brasileiros e também aqueles que vieram de muito longe aumentaram as vendas das lojas que vendem artigos com temas da copa e ainda levam centenas de estrangeiros às agências de turismo para conhecer principalmente o Pantanal, destino turístico mais procurados pelos estrangeiros.

Investir na preparação para a Copa do Mundo em Cuiabá foi um ótimo negócio para os comerciantes, segundo o presidente da Associação de Lojistas do Centro Histórico, João Batista. Ele acredita que as vendas já tiveram um incremento em cerca de 40%. Em sua loja, situada no calçadão Ricardo Franco, está repleta de modelos com as cores da bandeira.

A moda verde e amarela que também agradas os turistas estrangeiros. "Meu estoque zerou e já mandei buscar mais produtos. Todos passam aqui e compram alguma coisa. Os chilenos principalmente fizeram a festa nas lojas do calçadão. O turista anda no centro e favorece todo mundo”, comemorou.

Nos shoppings o movimento é intenso. A gerente de marketing do shopping Pantanal explicou que o movimento das lojas e Praça de Alimentação aumentou em cerca de 20%. “Aqui eles retiram o ingresso para o jogo, comem e fazem compras. É só andar por aqui para ver chilenos, coreanos, japoneses, ingleses e russos”.

O clima de festa já contagiou as agências de turismo que enxergam na copa uma ótima oportunidade de divulgação. O carro chefe de Mato Grosso é o Pantanal, mas outros destinos como Nobres, Chapada e Jaciara também chamam atenção. O presidente do Sindicato das Agências de Turismo de Mato Grosso, Oiran Ferreira, afirmou que a procura pelos pontos turísticos de Mato Grosso cresceu muito e têm agradado os turistas. “Estávamos com medo das críticas, mas os turistas estrangeiros gostaram muito de conhecer e só elogiaram. Muitos estrangeiros vieram só para passear. E claro, a hospitalidade do povo cuiabano agradou a todos”.

Para o dono da agência de turismo Interativa Pantanal, Luciomar Bastos, o grande legado da Copa para o turismo de Mato Grosso será a propaganda em outros países. “Nossos destinos estão sendo divulgados no mundo todo. A maioria dos torcedores são homens que vêm para ver jogos, mas mesmo assim estamos fazer muitos programas de um dia inteiro. Acredito que muitos deles vão voltar em outra oportunidade”, avaliou.

A rede hoteleira também faturou com a chegada do Mundial. As empresas já trabalham com lotação máxima. Foi o que informou o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Cuiabá (SHRBS-MT). “Estamos com lotação máxima em nossa rede. A maioria é de torcedores estrangeiros que virão prestigiar suas seleções”, afirmou Faiçal Fares, assessor do sindicato. O gerente do hotel que hospedou a seleção da Coreia, Marcelo Mesquita, garantiu que o movimento está ótimo. Segundo ele, a receptividade do povo cuiabano agradou os estrangeiros. “Muitos ainda pretendem ficar um pouco mais para aproveitar a cidade”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário