19 de junho de 2014

Jornalistas locais reconhecem momento histórico que é a Copa do Mundo em Cuiabá

EUZIANY TEODORO

Assessoria/Secopa-MT
Os jornalistas cuiabanos que estão fazendo a cobertura da Copa do Mundo Fifa 2014 na capital mato-grossense já puderam viver momentos emocionantes na primeira semana desde o início dos jogos. Para eles, trata-se de um momento histórico para a cidade, mas também para suas carreiras. 

Em entrevistas para esta reportagem, os jornalistas Abdalla Zarour, Lislaine Anjos, Helson França e Tania Rauber, relataram como se sentiram antes do início dos jogos e agora, quando duas partidas já foram realizadas na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

Para Abdalla Zarour, do site Repórter MT, o momento de apreensão pelas obras na cidade antes da Copa do Mundo, deu espaço a um sentimento de dever cumprido e a realização de um sonho profissional. 

“Me agoniava muito antes, porque gosto de futebol e sabia que o mundo todo estaria com os olhos voltados para cá. Seria ruim se algo não ficasse legal. No primeiro jogo entre Chile e Austrália, nossa, que sensação incrível! Dentro da Arena Pantanal foi um sonho realizado como cidadão cuiabano e como profissional, de ver de perto uma Copa do Mundo e, mais do que isso, estar cobrindo esse evento dentro de casa e sabendo que tudo está se saindo bem”, afirmou. 

Para a jornalista do site Mídia News, Lislaine Anjos, ter o trabalho reconhecido pela imprensa mundial é um dos pontos altos de seu trabalho durante a Copa. 

“É uma experiência única. Contar com uma estrutura como a que é oferecida no Centro de Mídia e Tribuna de Imprensa na Arena, assim como na FIFA Fan Fest e Centro Aberto de Mídia, e conhecer outras culturas, poder ver a sua cidade e a sua população com os olhos de quem vem de fora. Isso reacende aquele orgulho de ver que a gente conseguiu, mesmo que aos trancos e barrancos e com muitas críticas, fazer um bom trabalho”, disse. 

Para Helson França, que realiza a cobertura para o Portal da Copa, o público cuiabano tem sido o que tem de melhor na Copa do Mundo. “Até agora, para mim, é o que tem havido de melhor por aqui. O povo tem sido extremamente receptivo com os visitantes e tem colaborado muito para o clima festivo”, disse. 

O jornalista também elogiou a estrutura montada para a imprensa. “Imaginava que os visitantes fossem desfrutar do evento por aqui e que o trabalho seria uma experiência muito interessante. E isso está se concretizando. O Mídia Center na Arena Pantanal e o Centro Aberto de Mídia na Fan Fest estão muito bem estruturados. A Arena ficou muito bonita e tenho ouvido elogios das mais diversas pessoas”, contou. 

Para Tania Rauber, da TV Record, um dos momentos mais emocionantes de sua carreira se deu durante o primeiro jogo do Brasil, que ela cobriu na FIFA Fan Fest de Cuiabá. 

“Para mim, o momento mais emocionante que senti foi na Fan Fest, no primeiro jogo do Brasil. Chilenos torciam para o Brasil como brasileiros, senão mais. Australianos lá também. Arrepiei. É um momento único de receber pessoas do mundo todo, mostrar a cidade. Todas as pessoas de fora com quem falo elogiam a alegria e a receptividade do brasileiro, do cuiabano”, disse.

Dois jogos já aconteceram na Arena Pantanal e, durante estes eventos, mais de 1.500 jornalistas locais, nacionais e internacionais já passaram pelo Mídia Center, na Arena, e pelo Centro Aberto de Mídia, na FIFA Fan Fest. 

A imprensa tem acesso a todas as áreas da Arena Pantanal durante os jogos: Mídia Center, Mídia Tribune, Press Conference e o campo. Fotógrafos, cinegrafistas e repórteres tiveram prioridade na estrutura preparada pela Federação Internacional de Futebol.

Dois jogos ainda ocorrem em Cuiabá: no dia 21 de junho, jogam Nigéria e Bósnia Herzegovina, às 18h. No dia 24 de junho, última partida na cidade, o duelo fica por conta de Colômbia e Japão, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário