21 de maio de 2014

Secretários municipais de todas as regiões de Mato Grosso discutirão nesta sexta-feira (23.05) a descentralização ambiental, as políticas públicas de turismo e os serviços de inspeção sanitária, entre outros assuntos, como experiências bem sucedidas nessas áreas, no “5º Workshop de Secretários de Agricultura,

Secretários municipais de todas as regiões de Mato Grosso discutirão nesta sexta-feira (23.05) a descentralização ambiental, as políticas públicas de turismo e os serviços de inspeção sanitária, entre outros assuntos, como experiências bem sucedidas nessas áreas, no “5º Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo”, que integra a programação do encontro “31º Encontro de Prefeitos”. Evento este que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, entre os dias 22 a 24 de maio, pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM). 

O Workshop de secretários já é tradicional na AMM, que incentiva o debate e a busca de alternativas para o setor produtivo, por meio da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. A proposta é debater temas atuais relacionados à Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, setores importantes para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, além de levar informações aos prefeitos e secretários sobre experiências bem-sucedidas nessas áreas, alternativas de financiamentos para os setores, entre outras abordagens. 

A programação começa com uma mesa redonda sobre a Descentralização Ambiental, que contará com a participação de um representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O debate está marcado para as 8h45 e também terá apresentação introdutória ao mercado dos Contratos de Desenvolvimento e Vendas de Cotas de Reserva Ambiental (Crafs). 

Em seguida, os gestores conhecerão o caso de sucesso da Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, com o projeto sobre poço de carbono. As 10h30 as atenções estarão voltadas para as políticas públicas do Turismo. 

Os serviços de inspeção sanitária serão assunto de palestra, as 11h30, com a participação do gestor de inspeção sanitária do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com o coordenador do Fórum de Secretários e gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino. Hudson também irá apresentar um painel sobre agricultura familiar sustentável, onde irá propor a criação de uma rede de apoio à agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. 

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho, irá ministrar a palestra “Cooperativa: Uma Opção de Organização Econômica e seus Reflexos Sociais”. 

As questões relativas à regularização fundiária rural serão discutidas as 15h30, com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado de Mato Grosso, Nelson Borges. 

A última apresentação prevista é do caso de sucesso da usina de álcool de batata doce, a Aldobiodiesel. 

O tema do Encontro de Prefeitos é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, promovido pela AMM, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário