11 de maio de 2014

Nortão debate gargalos e gestão do agronegócio


DA REDAÇÃO - FOLHA DE MATO GROSSO

Na próxima semana, o Pensar MT do Fórum Agro MT, que debate estratégias de gestão e gargalos do agronegócio em Mato Grosso, percorrerá os municípios da região médio-norte de Mato Grosso. A quinta rodada começa na terça-feira (13.05) em Sinop. Na quarta-feira (14.05) a equipe estará em Lucas do Rio Verde e depois em Sorriso, na quinta-feira (15.05). O encerramento desta rodada será em Nova Mutum, na sexta-feira (16.05).

A região médio-norte é a principal produtora de grãos do Estado e na safra 2013/2014 deve responder por cerca de 40,6% da produção de soja e milho, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Sabemos da importância destes municípios para o agronegócio de Mato Grosso, por isso convocamos os produtores a participarem das discussões do Pensar MT e contribuir para a agenda positiva do projeto”, frisa o presidente da Famato, Rui Prado.

Nos encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir temas como modelo de gestão de Mato Grosso; fundiário; logística; trabalhista; capacitação; pesquisa, tecnologia e inovação; política de atração de investimento; sanidade animal e vegetal; ambiental e crédito, comercialização e financiamento. As reuniões contarão com a presença do professor e jornalista Onofre Ribeiro.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Láercio Lenz, a expectativa para a realização da reunião no município é muito boa.

“Estamos divulgando maciçamente desde a semana passada com panfletos e na imprensa local. Nossa expectativa é mobilizar o maior número de produtores para discutirmos os assuntos prioritários para o nosso município”, destaca Lenz.

Em Lucas do Rio Verde, a logística e as questões tributárias devem ser as principais pautas da reunião do Pensar MT. “São os pontos que mais impactam no dia a dia dos produtores rurais da nossa região, que cobram melhorias”, avalia o presidente do sindicato rural do município, Carlos Alberto Simon.

O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. Desde abril os municípios já visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Cuiabá e Alto Araguaia.
ECONOMIA PUBLICADO EM 11/05/2014 7H15 SIMONE ISHIZUKA

Nenhum comentário:

Postar um comentário