19 de maio de 2014

Museu do Rio recebe oficina de confecção de rede de tear


A Secretaria Municipal de Turismo realizou neste final de semana, no Museu do Rio, uma oficina de rede de tear. Durante o curso foram repassadas as técnicas utilizadas na confecção da rede cuiabana.

A Secretaria Municipal de Turismo realizou neste final de semana, no Museu do Rio, uma oficina de rede de tear. Durante o curso foram repassadas as técnicas utilizadas na confecção da rede cuiabana. Os participantes também puderam conferir algumas peças já finalizadas. 

Um dos artesãos envolvidos na atividade, Ernane de Oliveira, conta que este trabalho vem sendo feito há um ano e tem como objetivo manter a tradição marcada por gerações. 

“É um processo trabalhoso, que requer paciência e habilidade para que fique perfeito. Em Cuiabá são poucas as famílias que produzem, mas vamos continuar incentivando”, disse. 

A fabricação da rede cuiabana é feita de forma artesanal e com técnica herdada dos índios e portugueses, com desenhos que retratam a flora e a fauna, com cores fortes, certamente influenciadas pela exuberância do ambiente natural e clima quente da região. 

A produção conserva ainda a técnica do tear vertical, herança da cultura indígena, feita por mulheres há mais de quatro gerações. Cada rede leva cerca de 40 dias para ser confeccionada. - See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/museu-do-rio-recebe-oficina-de-confeccao-de-rede-de-tear#sthash.1Tm8AH9S.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário