17 de maio de 2014

Governo estuda liberar parcialmente visitas à Salgadeira durante a Copa Contingente de turistas estrangeiros será intenso em MT, principalmente da América do Sul


Marcela Machado


Divulgação

Em reunião, Governo decidirá se Salgadeira voltará a ser liberada para público

Mesmo sem estar 100% pronto, a secretaria estadual de Turismo (Sedtur) estuda a abertura parcial do complexo turístico da Salgadeira para o período da Copa. A ideia é que a área da cachoeira esteja disponível para visitação e contemplação. Segundo a Sedtur, mesmo depois que a obra for concluída, não será mais possível tomar banho no local devido aos critérios de preservação ambiental.

Diante disso, o secretário Jairo Pradela afirma que, na próxima semana, acontecerá uma reunião com a empreiteira responsável pela obra, com o Ministério Público e com a secretarias estaduais de Meio Ambiente e Adminstração, Sema e SAD, respectivamente. Na ocasião, devem decidir se o complexo será aberto para visitação ou não. Caso seja sim, será preciso acelerar os trabalhos de limpeza e retirada de entulhos do local.

Oficialmente o processo de recuperação do complexo começou em dezembro de 2013, mas iniciou efetivamente apenas em fevereiro deste ano. A expectativa era que a Salgadeira ficasse pronta para o Mundial, no entanto, hoje a previsão é que seja entregue apenas em junho de 2015.

Turistas estrangeiros

Apesar de ainda não saber se a Salgadeira será aberta ou não, o contingente de turistas estrangeiros na região será muito grande. Segundo Joari Proença da Cruz, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens no Estado (ABAV-MT), a procura por pacotes turísticos na época da Copa foi intenso, principalmente pelos membros da Fifa, que fecharam vários contratos. Em contrapartida, ressalta que muitos deles passaram por desistir devido às pessoas que não virão mais para o Mundial.

Joari conta que a ABAV ficou assustada com a demanda e que não esperava tanta presença em Mato Grosso. “Dados mostram que Cuiabá tem sido a 2ª cidade-sede mais procurada para turismo, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro”. Pontua que até o momento, os estrangeiros com presença mais forte confirmada são dos nossos vizinhos da América do Sul, principalmente colombianos, venezuelanos, peruanos e chilenos. “Sabemos que do Peru, por exemplo, vem 150 ônibus com turistas”.

O presidente ainda comenta que os japoneses também virão em grande número e que, mesmo a um mês do evento, já há alguns representantes do país visitando e fazendo vídeos das belezas naturais locais.

Joari reforça que a maior dificuldade do setor é a falta de infraestrutura para receber turistas, principalmente no quesito hospedagem. “Mas estamos dando um jeito nisso, buscando ajuda com o secretário Jairo, com o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) e outros. Não estávamos preparados, mas vai dar tudo certo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário