16 de maio de 2014

COPA DO MUNDO Mato Grosso recebe Missão Econômica do Japão

JOÃO BOSQUO
Redação / Secom-MT


Abertura Oficial da Missão Econômica Japão/Mato Grosso



A Copa do Mundo 2014, em especial a partida entre as seleções do Japão e Colômbia que acontece na Arena Pantanal – Governador José Fragelli, começou a apresentar os primeiros resultados positivos. O Governo de Mato Grosso recepciona nesta sexta-feira (16.05) a primeira Missão Econômica Japão/Mato Grosso com participação de CEOs e executivos de bancos, empresas de seguros, indústrias de alimentos, indústria química e fabricantes de maquinas agrícolas. 

O governador Silval Barbosa e o vice-governador Chico Daltro recepcionaram 20 executivos que estão em missão por Mato Grosso até sábado (17.05). No Palácio Paiaguás eles assistiram a três painéis apresentados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), que mostraram a realidade econômica do estado e o grande potencial de investimentos nos mais diversos segmentos da agricultura, pecuária, indústria e extração de minérios. Depois de um almoço a missão seguiu para Campo Verde para conhecer in loco a produção agrícola do estado. 

Em sua fala de abertura, o governador Silval Barbosa fez um panorama socioeconômico do estado, dando ênfase a três cadeias produtivas: a primeira foi a da soja, a qual o estado hoje detém o posto de maior produtor do país, com participação importante na balança comercial; a de milho e de algodão, da qual Mato Grosso é responsável por 53% da produção nacional. Tudo isso é produzido em menos de 9% do território do estado. Citou ainda as participações crescentes na produção de etanol e enfatizou que em três anos o estado pode alcançar o posto de maior produtor de peixes do país. 

Silval também falou dos desafios. O primeiro deles é a questão da logística para fazer frente ao crescente aumento de produtividade e a necessidade do modal ferroviário para exploração dos enormes depósitos de minérios já mapeados por estudos e pesquisas. Outro grande desafio é aumentar a produção pecuária com utilização da tecnologia de confinamento e, ao mesmo tempo, recuperar as áreas de pastagens degradadas para o plantio de grãos. O governador enfatizou que o objetivo é dobrar a produção de grãos sem derrubar um único pé de árvore. 

Nesse trabalho de estreitamento do relacionamento com o Japão, o governador lembrou que Mato Grosso já participou do FoodEx Japan, a maior feira anual de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico, já que o Japão é um dos grandes consumidores da produção agrícola do estado. Lembrou ainda do Festival Japão-Mato Grosso, que neste ano chega a sua quarta edição. 

O vice-governador Chico Daltro lembra que a visita da Missão Econômica Japão/Mato Grosso é fruto de uma primeira visita a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, em São Paulo, quatro anos atrás. “Hoje temos aqui representantes de empresas importantes, presidentes de bancos japoneses, o presidente da Toyota do Brasil [Koji Kondo], ao total 20 representações empresarias que vem conhecer, demonstrando interesse. Estamos fazendo essa intermediação – conforme determinação do governador – para viabilizar novos investimentos”. 

Daltro acompanha a missão até o município de Campo Verde, onde conhecerão a produção de algodão e uma indústria de beneficiamento, bem como frigoríficos e visitas a fazendas de soja e milho. Chico Daltro destaca que nesse primeiro momento haverá incremento da comercialização – hoje o Japão consome mais de 90% milho dos Estados Unidos enquanto nossa participação é de apenas 5% - e no segundo momento a implantação de indústria de implementos agrícolas. 

O cônsul Geral do Japão no Brasil, Notiteru Fukusima, avalia como altamente positiva a realização da Missão em Mato Grosso, pela diversidade de empresas participantes. “Temos aqui um presidente importante da Toyota, de um importante banco do Japão e de uma companhia de seguros e todos tem muito interesse em Mato Grosso, sobretudo no agronegócio”. Ele comentou que o vice-governador já havia feito esse convite quatro anos atrás e só agora efetivou. Segundo ele, muitas empresas já manifestaram interesse em participar de futuras missões. 

A boa notícia anunciada pelo próprio presidente da Yasuda Seguros, Mikio Okumura foi a abertura de uma agência da empresa em Cuiabá, há duas semanas. 

Rui Prado, presidente da Famato, fez um panorama da agricultura mato-grossense, fazendo um paralelo do crescimento em relação ao crescimento nacional e mundial, a participação no PIB e enfatizou as oportunidades de investimentos por conta da economia crescente. 

A Fiemt apresentou o painel e destacou que na última década a indústria em Mato Grosso deu importante e significativo avanço, consubstanciados em dados, como aumento do consumo de energia, contribuição na arrecadação de impostos e participação no emprego de mão de obra. Falou ainda da participação do Senai na formação e qualificação de mão de obra para a indústria. “Queremos não só investimentos financeiros, mas também troca de tecnologia”. 

Quando Cuiabá foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo 2014, os olhos do mundo se voltaram para Mato Grosso. Sem dúvida nenhuma e a distância psicológica está reduzindo cada vez mais. Com o sorteio do Japão para jogar em Cuiabá, todos os japoneses vão voltar seus olhos para Cuiabá, disse um dos participantes. 

A Sicme fez um pormenorizado mapa das reservas minerais do estado e da política de incentivos fiscais do estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário