16 de maio de 2014

Escola de Lapidação qualifica primeira turma no interior do Estado


THALITA BRUNO
Assessoria/Metamat


Guiratinga (328 km ao sul de Cuiabá) é a primeira cidade do interior do estado a receber a Escola de Lapidação, desenvolvida pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), por meio do Núcleo de Lapidação. O objetivo do projeto é oferecer cursos gratuitos em lapidação de pedras coradas, proporcionando qualificação da mão de obra local, geração de emprego e renda, além de contribuir com a exploração dos minerais existentes no Estado. 

De acordo com o Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Guiratinga, Ari Bonilha, a oficina foi instalada com toda estrutura e equipamentos necessários para a realização do trabalho de aprendizagem. “A oficina possui instalações confortáveis e adequadas para o desenvolvimento do curso de lapidação. Oportunizando uma nova profissão ou qualificando quem já atua neste segmento, valorizando a mão de obra e agregando valor as peças”. 

Bonilha explica que o curso esta dividido em duas turmas com dez alunos cada. “Através desta importante iniciativa os moradores de Guiratinga e região, terão uma melhora significativa nas oportunidades de emprego, pois além do curso completo a Metamat tem oferecido todo suporte em repasse de informações e apoio logístico”. 

Em Mato Grosso, o projeto é realizado com sucesso desde 2010 na capital, proporcionando a iniciativa de interiorizar a ação. A Escola de Lapidação instalada na sede da Metamat em Cuiabá, já qualificou 125 alunos. 

Além de aprender uma nova profissão, em alguns casos os alunos se transformam em multiplicadores. O ex-aluno Daniel Carpes agora atua como instrutor do curso em Guiratinga. “As aulas estão sendo produtivas e os alunos são dedicados. Tenho certeza que desse curso vão sair grandes profissionais que irão fomentar o crescimento dessa região. Fiquei muito feliz em ter sido convidado pra ministrar as aulas e ver que realmente temos o apoio da Metamat”. 

Moradora de Guiratinga, Vanderleia Silva decidiu se matricular no curso e já esta frequentando as aulas com grandes planos. No futuro ela pretende trabalhar como lapidária. “No meu caso, aprender lapidar pedras é uma qualificação a mais, sou professora, mas não desempenho minha profissão. Comecei a frequentar as aulas e me apaixonei por esta arte chamada lapidação”. 

Vanderleia ressalta, que seu propósito é montar uma oficina de lapidários na região. “Assim que concluir o curso, vou buscar parceiros para que possamos construir um espaço onde iremos desenvolver trabalhos com lapidação. O objetivo é criar um ambiente onde possamos confeccionar e comercializar as peças e também oferecer orientação para fomentar a profissão”. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Lapidação da Metamat, Wanderlei Magalhães, além do diploma, os alunos também irão receber ao fim do curso a carteirinha do artesão. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme-MT), por meio do Programa de Artesanato de Mato Grosso. “A carteirinha traz muitos benefícios aos trabalhadores manuais, como a emissão de nota fiscal, isenção de ICMS, acesso às linhas de créditos para compra de equipamentos, participação em exposição e feiras e também se cadastrar no INSS e pagar taxa mínima”. 

A Metamat é uma autarquia do Governo do Estado, vinculada a Sicme-MT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário