1 de maio de 2014

Breve história da corrida em trilha em MT



Maria Rita

Em abril de 2013 realizamos a primeira corrida em trilha, trail run, oficial do Estado. Preparativos mil, check lists imensos com a intenção de produzir um evento emocionante. Queria despertar a sensação da aventura, mas controlar todos os possíveis riscos de uma atividade na natureza.

Com 12 km de percurso o trajeto abrangia comunidades históricas de Santo Antônio de Leverger e culminava no morro de mesmo nome. Com 400 m de desnível, a prova foi um teste para saber se haviam alguns atletas dispostos a correr longe do asfalto. Foram 40 vagas ofertadas. Rapidamente elas se esgotaram. A corrida foi belíssima. De cima do morro os atletas observaram toda a capital, o rio Cuiabá até a planície pantaneira. Subiram por pedras e iniciaram a amizade com outros conjuntos musculares ainda pouco explorados.

Já em agosto realizamos uma corrida em trilha em Chapada dos Guimarães. Fomos um pouco mais ousados e incluímos mais 25 vagas, totalizando 65. Novamente as vagas logo esgotaram. Montamos nosso sistema de gestão da segurança e concluímos que seria possível levar os competidores por verdadeiras trilhas fechadas e também por paredões de arenito. O trajeto foi emocionante. Quase impossível acreditar que daria para sair do centro da cidade, percorrer matas, riachos e mirantes em apenas 12 km. 

No final do ano passado fechamos o circuito de trail run em Juscimeira. Já com 80 atletas fomos para florestas de cerrado, atravessamos o Rio do Prata, corremos ao lado de belíssimas cachoeiras e percorremos trilhas sinuosas. Desde a primeira prova tivemos um bom nível técnico, mas é inegável que a cada evento os atletas de ponta da corrida de rua foram se interessando mais pela nossa proposta.

As diferenças entre as duas corridas são muitas. O asfalto abranda os desníveis que são muito mais grosseiros na trilha. Isso torna muitas vezes a atividade de corrida em uma caminhada morro acima. O ambiente natural oferece uma terreno bastante irregular e por vezes escorregadio. Além disso, é muito característico da corrida em trilha a presença de obstáculos naturais como troncos caídas, galhos, cipós, riachos e até rios. 

Nossa próxima prova será realizada neste domingo, no distrito da Guia. Para muitos será a primeira interação esportiva na natureza. Haverá estradas de terra, trilhas, pulo sobre porteiras, cruzamento de rios e cercas de arame farpado para atravessar. Uma verdadeira imersão no universo outdoor. Serão 120 atletas, o triplo da primeira prova. Lentamente o esporte cresce. Mais do que levar muitos a esta prática, estamos preocupados em oferecer uma experiência única e extremamente segura. Que venha a prova de domingo. Boa sorte a todos os competidores.

Maria Rita Ferreira Uemura é jornalista, empresária, diretora da empresa de eventos de aventura ULTRAMACHO e escreve exclusivamente toda quinta-feira neste Blog (www.ULTRAMACHO.com.br) - e-mail: ferreirauemura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário