18 de maio de 2014

Acomodação de turistas ainda é problema a 25 dias da Copa

Débora Siqueira, jornal A Gazeta


Apontada como plano 'B', a acomodação de chilenos e colombianos em escolas públicas ainda é incerta a 25 dias da abertura da Copa do Mundo. É do Chile e Colômbia o maior público estrangeiro que virá a Cuiabá nos dias de jogos das seleções desses países.
João Vieira
Dos 42 mil ingressos vendidos para o jogo do Chile, 68% são estrangeiros, ou seja, são 28 mil turistas e a rede hoteleira tem capacidade de 23 mil leitos. Sem contabilizar os demais turistas de outros estados que virão a capital, a cidade vai precisar de acomodação extra.
Mais do que obras que não ficaram prontas, a acomodação dos turistas tem sido a preocupação número 1 dos organizadores da Copa. É prevista a necessidade de pelo menos 12,8 mil hospedagens alternativas.
No programa cama/café a meta é atingir 1,5 mil leitos, locação de imóveis por meio de parceria da Secopa com o Sindicato das Imobiliárias outros 3 mil, mais mil leitos em motéis, 1,2 mil vagas em acomodação solidária em parceria com o Rotary, outras 2,3 mil áreas em camping e 2 mil em instituições de ensino.
Já era certa a participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que liberaria espaço para 1,5 mil turistas. A Prefeitura de Cuiabá seria responsável em arrumar colchonetes e alugar contêiners com chuveiros.
Contudo, a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder disse que o local é inadequado. A reitora já comunicou a decisão ao governador Silval Barbosa. “A universidade é parceira, atua em cooperação com o Estado, reconhece a importância desse momento, mas não tem condições de atender a essa demanda devido fatores relacionados à realização de obras e à adequação às normas para abrigar esse contingente”.
Conforme a reitora, a questão foi analisada internamente pelos diferentes setores da administração, antes de levar a resposta ao governador. As 13 obras em andamento no campus tornam inadequada a recepção de hóspedes em grande quantidade e esse trabalho não pode sofrer interrupção.
Também no período da Copa, que será de férias acadêmica, serão iniciadas obras de reforma em 3 institutos, pela Prefeitura do Campus, além de estar em curso o processo de adequação dos prédios antigos da UFMT às normas de prevenção de incêndio e sinistros, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O laudo do Corpo de Bombeiros só é emitido quando todos os espaços de uma instituição já estiverem adequados, o que não ocorrerá até o período da Copa, no caso da UFMT.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disse que não foi definida nenhuma unidade escolar como abrigo para turistas e chegou a ser pensada na possibilidade de alojá-los no Centro de Eventos do Pantanal, pois nenhuma escola pública tem a capacidade de receber uma grande quantidade de ônibus.
Até a sede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) foi pensada como local para abrigar os turistas, mas as obras do alojamento dos professores que vem do interior, ainda não foram concluídas.
Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário