28 de abril de 2014

Obra retrata história de famílias do Brasil, avalia autor


ANDRÉA HADDAD
Redação/Secom-MT
A história de uma família brasileira miscigenada que se confunde com a o país. Esta é a tônica do livro “Ribeiro Nardes: Uma família do Brasil”, lançado nesta sexta-feira (25.04), em Cuiabá, pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes. O govenador Silval Barbosa prestigiou a solenidade realizada na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). “É uma honra termos o presidente do TCU lançando um livro na nossa capital. A obra conta a história do Brasil, é uma história linda que espelha muitas famílias anônimas. Sinto-me honrado em receber este livro autografado das mãos do presidente do TCU”, destacou o governador.

Paranaense de Borrazópolis, Silval certamente representa, segundo o autor, a mistura de raças que migraram para Mato Grosso e transformaram o Estado em referência internacional no agronegócio. “O governador representa aproximadamente três milhões de gaúchos, paranaenses e catarinenses que migraram para Mato Grosso. Talvez a história do livro seja a mesma do Silval Barbosa”, salientou João Augusto.

Segundo ele, a miscigenação pode ser considerada o principal legado do Brasil para os estrangeiros durante a Copa do Mundo, que tem Cuiabá entre as 12 cidades-sede. “Temos esta mistura fantástica de raças, surgidas inicialmente com a chegada de europeus, asiáticos e africanos. A família brasileira é a pátria de todas as nações e o livro retrata exatamente isso”.

Natural de Santo Ângelo (RS), onde foi eleito vereador mais votado aos 19 anos de idade, o ministro do TCU chegou a Mato Grosso com o irmão em 1981. Ele tem parentes em Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. “Naquela época as pessoas não acreditaram que poderia dar soja no cerrado e hoje o Estado é esta potência mundial. No livro, conto a história dos tropeiros, o ciclo da cana de açúcar – antes tivemos o do pau-brasil -, e depois o ciclo da soja, que consolidou a economia mato-grossense. Temos que resgatar esta história, pretendo fazer isso depois de lançar o meu livro sobre governança, que escrevi com base na minha experiência administrativa como presidente do TCU”.

João Augusto conta que começou a pesquisar a história da família, os Ribeiro Nardes, para entender porque era o único moreno entre os irmãos, que o tratavam de forma diferenciada. Depois de muitas indagações descobriu que a família tinha descendência indígena, alemã, judaica e espanhola. “Descobri que meu bisavô formou o povoado de Santo Ângelo, à época uma terra das missões, na fronteira com a Argentina, e que meus antepassados chegaram ao país em 1940, fiquei muito impressionado”.

Na definição do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Waldir Teis, que prestigiou o lançamento, a obra é um “exemplo de vida de quem insiste em um ideal”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário