11 de abril de 2014

INFORMATIVO GTP. APL





NOTÍCIAS

G1
Em meio a crise, simpósio de energia canavieira em Piracicaba se reinventa

O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) lançou, nesta última terça-feira (8), o novo formato do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira (New Simtec), que será realizado de 25 a 27 de novembro no Engenho Central, em Piracicaba (SP). O evento prevê integrar toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, como agricultura, indústria, mercado e políticas públicas em discussões que busquem a maior competitividade do setor que está em crise na atualidade.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Acordo técnico com União e Fiep vai incentivar indústria do Paraná

O Governo do Estado assinou, nesta última quarta-feira (9), acordo de cooperação técnica com o Governo Federal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para ampliar políticas de incentivo à industrialização. O acordo foi firmado, em Curitiba, durante a 3ª Oficina de Trabalho do Plano Brasil Maior, promovida pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Integração Nacional.




PORTAL APL

Polo de Floricultura é destaque em reunião da Câmara APLs/RJ

O Rio de Janeiro é o segundo maior dos 15 polos de produção de flores e plantas ornamentais existentes no país. Além de responder por 3 mil empregos diretos e 15 mil indiretos, o setor fluminense tem uma área cultivada de 950 hectares – o que equivale a cerca de quatros vezes o tamanho da Lagoa Rodrigues de Freitas. Os dados foram destaque da reunião da Câmara Especial de APLs realizada sob a coordenação da Subsecretaria de Comércio e Serviços.




SEDETEC

Governo fortalece APLs e entrega primeiro ônibus adaptado ao comércio de orgânicos em Sergipe

O registro de que Sergipe é referência em ações de apoio a pequenos produtores foi feito pelo Coordenador Nacional de APL's do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Romeiro. Segundo ele, a Secretaria de Inclusão Social está de parabéns por priorizar na agenda do Estado projetos de apoio a arranjos produtivos.




CAPITAL NEWS

Dourados prepara implantação do APL da Piscicultura

Uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, o Sebrae Regional Sul e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur) será responsável pela organização da cadeia de produção do peixe na Grande Dourados. Trata-se do APL (Arranjo Produtivo Local) da Piscicultura da Grande Dourados, cujo termo de cooperação entre os parceiros será assinado em breve.








EVENTOS





TN ONLINE

APL convocará empresas para debater a destinação dos resíduos

Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a partir das 8h30. A principal questão que será abordada são os marcos legais no tocante às licenças ambientais e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios, mas boa parte das empresas ligadas ao setor de confecções não atende essas exigências.






AGORA MS

APL de Lingerie terá palestra motivacional com Eduardo Peres

Empresários e colaboradores do setor do vestuário de Dourados e região participarão de um evento motivacional no dia 14, próxima segunda-feira, às 19h, no auditório da Unigran. Será uma palestra com Eduardo Peres, campeão mundial de mágica em 2000, sobre treinamento e motivação empresarial. Ele é palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. O evento será realizado pelo Sebrae e pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo), com apoio da Prefeitura de Dourados, do Sinvesul (Sindicato do Vestuário da Região Sul de MS) e da Unigran.




PORTAL APL

Lançamento do Plano de Mineração do Estado do Pará

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção e da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, convida para a solenidade de lançamento do Plano de Mineração do Estado do Pará 2014-2030, a realizar-se no dia 14 de abril de 2014, às 19h00, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas).




PORTAL APL

Coletivo Intersetorial do Arranjo Produtivo Local - APL Moda e Design

O Coletivo Intersetorial do APL Moda e Design do Pará comunica que será realizado pela Incubadora Pará Criativo a Palestra de Inspiração (14/04) e Workshop (15/04 a 17/04) de Confecção Criativa: Diversidade cultural e Inovação pelo palestrante Ms. Fernando Hage. Belém/PA.




PORTAL APL

Cerâmica Sustentável é Mais Vida

Ceramistas de Minas Gerais, conheçam o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida. Dia 16 de abril, Rua Orozimbo Henriques, s/n – Centro – Igaratinga – MG / Poliesportivo José Campos (Escola José Ataide de Almeida), 18h00.


CURSOS

PORTAL APL

Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso Intermediário de Formuladores e Executores de Políticas para APLs. Modalidade de curso intermediário: destinada a candidatos com ensino médio completo e visa promover o nivelamento de gestores de políticas públicas em termos do aparato conceitual e instrumental necessário para promover intervenções qualificadas no âmbito de APLs. Inscrições começam hoje e se encerram dia 18/04/2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário