11 de abril de 2014

ASSOCIAÇÃO CENTRAL DE APOIO A AGRICULTURA FAMILIAR DE CHAPADA DOS GUIMARÃES PRIORIZA PROJETOS PARA O SEGMENTO


No dia  10 de abril de 2014, a Associação Central de Apoio aos Agricultores Familiares de Chapada dos Guimarães – ACAPAF – realizou uma reunião para discussão de projetos estratégicos para o Segmento da Agricultura familiar, que contou com a presença  do Coordenador Estadual da Unisol Geraldo Donizeti Lúcio, Presidente da ACAPAF Sr. Antonio José L. Filho e com a Secretária Executiva Sr. Eliana L. dos Santos dentre outros presidentes de associações nfiliadas na  ACAPAF.

A reunião iniciou com a apresentação da UNISOL Brasil e a Base de Serviços da baixada Cuiabana, pelo Técnico Geraldo, que atrevéz do site da UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários),  mostrou que a instituição é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social.
As  Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual, Naja disse ainda que a Base de Serviço da UNISOL Brasil no Mato Grosso está sendo desenvolvida nos municípios de Cuiabá-MT, Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.

Na oportunidade Geraldo Lúcio que também é Agente Técnico da SEDTUR, falou sobre o Turismo Rural na Agricultura Familiar, produção associada ao turismo e caminhadas na natureza como fatores de desenvolvimento local e regional, de forma solidária, Economia Criativa e responsável e sobre a realização do 1º FÓRUM REGIONAL DE TURISMO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR DA BAIXADA CUIABANA, que a princípio está marcado para odia 25 de abril, sujeito ainda a mudança de data. O Fórum será realizado pela ASFACG e Empresa Martins Turismo e contará com o apoio da SEDTUR, SEDRAF, SEMA, UNISOL BRASIL, EMPAER, CONSORCIO REGIONAL, SICRED, BANCO DO BRASIL, PREFEITURA, CÂMARA, AMM, MDA, MAPA, ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS e demais parceiros, a estimativa é de se tenha entorno de 300 participantes.


No final várias associações se se cadastraram na UNISOL  e fizeram algumas reivindicação de necessidades, tipo apoio para que eles possar ter a DAP Jurídica, ter a Feira permanente de vendas de produtos em Chapada dos Guimarães e para realização de eventos como a Festa da Galinha Caipira e da mandioca, e o Técnico Geraldo ficou de buscar condições para viabilizar o que foi demandado na reunião. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário