23 de abril de 2014

Engenheiro lança livro que conta a história da extensão rural em Mato Grosso


O livro “Um Girassol no Campo de Trigo” de autoria do engenheiro florestal e extensionista rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Rocha Vital, foi lançado na noite da última segunda-feira (14.04) no espaço cultural da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. 


A obra foca o período da ditadura militar, trazendo documentos inéditos, frutos de pesquisas e depoimentos de pessoas que viveram esta época. O título utiliza uma metáfora: as teorias comunistas prometiam trazer alimento (o pão) para o agricultor, representado pelo trigo e o sistema de extensão rural é retratado como sendo o girassol, uma planta rústica e que sempre se volta para o sol. 


A Empaer completará 50 anos em 15 de setembro deste ano e o autor mostra que ao longo dessa história, a extensão rural em Mato Grosso teve papel relevante, visto que contribuiu no levantamento populacional, principalmente de seringueiros e outros povos da floresta e a consequente criação de vários municípios no estado. O presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira, disse que o livre representa um apanhado da história da instituição. “Muito da história da Empaer está contida nele”, disse. 

O evento de lançamento do livro foi promovido pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). “Um Girassol no Campo de Trigo” é a quarta obra escrita pelo autor, todas fazem um levantamento histórico sob a ótica da extensão rural de Mato Grosso. “O lançamento da obra tem grande significado histórico e cultural para Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio, lembrando que a obra terá distribuição gratuita. 
A foto que ilustra a capa do livro é da artista plástica Rimaro. 

Antonio Rocha é (na sequência) autor dos livros: 

- “Quanta Classe -Causos da Extensão” 
- “Retratos do Imaginário –Lendas e Contos” 
- “A Cruz de Maria Antônia” 
-“Um Girassol no Campo de Trigo”.




Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário