23 de abril de 2014

Silval, Jérôme Valcke e Ronaldo lançam projeto Fifa 11 pela Saúde


JOÃ0 BOSQUO
Redação / Secom-MT

Lenine Martins/Secom-MT

Representantes da Fifa, do governo do Estado e do COL visitam escola municipal Maria Ambrósio, em Cuiabá

O Programa Fifa 11 pela Saúde foi lançado em Cuiabá, na Escola Municipal Maria Ambrósio - bairro Jardim Imperial, na manhã desta quarta-feira (23). A iniciativa, que usa o futebol como ferramenta para transmitir mensagens de saúde para as crianças, foi apresentada durante solenidade com as presenças do governador Silval Barbosa, do m

O Programa Fifa 11 pela Saúde foi lançado em Cuiabá, na Escola Municipal Maria Ambrósio - bairro Jardim Imperial, na manhã desta quarta-feira (23). A iniciativa, que usa o futebol como ferramenta para transmitir mensagens de saúde para as crianças, foi apresentada durante solenidade com as presenças do governador Silval Barbosa, do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, do craque Ronaldo Fenômeno e membros do Comitê Organizador Local (COL). O programa vai acontecer em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. 

O programa é oficial da Fifa, lançado na última Copa do Mundo, na África do Sul, mas já foi implantado em outros países como México, Colômbia, Coreia. O objetivo é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis entre as crianças, a fim de prevenir ou minimizar fatores de risco de doenças. Em cada escola, haverá 11 sessões de 90 minutos, cada uma com dois tempos distintos de 45 minutos, como numa partida de futebol. No primeiro tempo, chamado de “Jogue futebol”, os fundamentos específicos do futebol – passe, chute, condução da bola etc. - são ensinadas às crianças. A segunda etapa, batizada de “Jogue limpo”, foca na educação sanitária e ajuda as crianças a desenvolver comportamentos saudáveis.

O governador Silval Barbosa destacou a importância do programa "pela mensagem de combate às drogas". O programa tem como lema “Diga Não às Drogas – Não use drogas, álcool e tabaco” e conteúdo educacional com foco na saúde. Na capital mato-grossense, o Fifa 11 pela Saúde irá atender mais de 400 crianças na faixa etária de 11 a 12 anos em 11 escolas das redes públicas estadual e municipal, conforme o coordenador regional do programa, Diogo Neto.

São 11 mensagens à saúde a boa prática desportiva e cada uma tem um padrinho. O primeiro, deles é Chicharito - Jogue Futebol; DiegoForlán - Respeite meninas e mulheres; Neymar - Proteja-se contra o HIV e DSTs; e Cristiano Ronaldo, adotou o Evite as Drogas de Alcool e tabaco, entre outras.

As crianças da Escola Maria Ambrósio receberam a comitiva com muita alegria, com destaque para Ronaldo Nazário, que ao final da apresentação se dispôs a tirar fotos com as crianças e autoridades e cumprimentou todos os alunos presentes. Silval citou Ronaldo como exemplo de superação.

Jérôme Valcker disse que o programa só acontece devido à parceria com o Governo Federal. Ele espera que o mesmo seja adotado pelos governos estaduais e municipais. O ministro Aldo Rebelo acrescentou que o Governo Federal já desenvolve diversos programas voltados aos alunos das rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário