30 de abril de 2014

Central da Agricultura Familiar abre ao público nos fins de semana



Com objetivo de impulsionar a produção agrícola do estado e garantir a comercialização de hortifruti está funcionando nos fins de semana (sábado e domingo), a Central de Comercialização da Agricultura Familiar José Carlos Guimarães, localizada no município de Várzea Grande. Produtores rurais da Baixada Cuiabana estão comercializando Frutas, Legumes e Verduras (FLV), para varejistas e atacadistas. A Central conta com mais de 1.200 produtores cadastrados para prestar atendimento ao público em geral. 

O supervisor regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Vico Capistrano, ressalta que é importante criar uma regularidade de funcionamento e dar oportunidade aos produtores em vender a produção direta ao consumidor. Conforme Vico, produtores de 14 municípios estão vendendo seus produtos, tais como, banana, mandioca, quiabo, pimentão verde, tomate, pepino, berinjela, alface hidropônico, plantas ornamentais, flores tropicais, doce caseiro e outros. “A intenção é que os produtores utilizem o espaço diariamente”, enfatiza. 

Com investimentos na ordem de R$ 3,6 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), numa área de 5 hectares e 3 mil metros quadrados de área construída, a Central de Comercialização é o primeiro espaço estabelecido pelo governo de Mato Grosso para abrigar a produção da agricultura familiar. O supervisor destaca que técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empaer estão no local auxiliando os produtores na produção, organização e comercialização. 

A Central de Abastecimento também atende o Programa de Alimentação Escolar (PNAE) com a participação das cooperativas Cooperangi (Cooperativa dos Pequenos Agricultores do Assentamento Agroana-Girau); Comprup (Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Poconé) e Coopergrande (Cooperativa de Agricultores de Várzea Grande). Vico explica, que no futuro será criada uma cooperativa para administrar a Central de Abastecimento com produtos oriundos da agricultura familiar . Horário de funcionamento da Central – sábado - 7h às 17h, domingo - 7h às 12h. 

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário