3 de março de 2014

Turismo estimula hospedagem alternativa para a Copa


MTUR
Assessoria

O Ministério do Turismo estimula o investimento em hospedagens alternativas com o objetivo de aumentar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em visita às doze capitais do mundial, representantes do MTur estão levando informações sobre a oferta e a demanda de visitantes aos representantes do setor turístico; além de incentivar, quando for o caso, a abertura de novos leitos a preços acessíveis.

A capital Cuiabá optou por investir na modalidade cama e café, no aluguel por temporada e na hospedagem solidária, um tipo de acomodação gratuita oferecida pelos clubes Lions e Rotary, oferecido por imobiliárias. O mesmo fez Manaus, que também aderiu ao modo solidário de hospedar, em parceria com o Lions e o Rotary, e ao aluguel de imóveis. A próxima visita da equipe será em Fortaleza, no dia 20.

"Quando você aumenta a oferta, tem capacidade de fazer com que o próprio mercado se regule, o que ajuda a evitar a oferta de diárias a preços exorbitantes”, disse Gastão Vieira. O MTur criou um site para divulgar opções de hospedagens alternativas em capitais como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Para ter um diagnóstico da oferta de hospedagem no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, a pedido do Ministério do Turismo, um mapeamento das 27 capitais e suas regiões metropolitanas, além de regiões integradas ao desenvolvimento. 

De acordo com a Pesquisa de Serviço de Hospedagem, do IBGE, e dados levantados pelo MTur, as hospedagens alternativas disponíveis acrescentam 59.713 leitos às capitais da Copa, entre eles 3.491 na modalidade pensões de hospedagem, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário