13 de março de 2014

Ribeirinhos em estado de alerta

Francis Amorim 
De Barra do Garças

A população de Nortelândia (a 252 km de Cuiabá), que mora à beira do rio Sant’ana, está sob alerta devido ao aumento do nível das águas. Vários locais, incluindo a praia Rota do Sol, principal ponto turístico do município, estão submersos e a previsão é de mais chuva, nos períodos da tarde e noite. A prefeitura e a Defesa Civil monitoram o volume de água para a tomada de medidas de urgência.

Seguindo a Defesa Civil, no início da noite desta quarta (12), o rio estava 2,30 metros acima do nível normal, cobrindo árvores, postes e quiosques do complexo turístico. A preocupação agora são os ribeirinhos, que poderão deixar suas casas. Além deles, moradores de vários pontos da cidade reclamam das inundações de fossas e o retorno de dejetos pelo ralo dos banheiros. O prefeito Neurilan Fraga (PSD) solicitou o envio de técnicos para avaliar a situação. “Estamos preocupados. Estradas vicinais, pontes e bueiros foram comprometidos, afetando muitas famílias que residem em áreas de risco. O escoamento da produção está comprometido”.

O prefeito lamenta a burocracia para obter recursos a fim de atender as áreas atingidas pelas chuvas. “Me sinto impotente. Para conseguimos comprovar a situação de emergência é preciso, primeiro, vencer a burocracia, que leva dias para reparar os estragos”, reclama. Neurilan ressalta que se deslocou a Cuiabá em busca de auxílio para ajudar os moradores afetados. (Com informações do RepórterNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário