13 de março de 2014

Interação Estado e município visa desenvolvimento da região do Araguaia


Com o objetivo de estreitar laços entre Governo do Estado e Executivo Municipal, para fomentar o desenvolvimento rural da região do Araguaia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Alécio, esteve no último fim de semana na câmara municipal de Vereadores de Confresa (1.165 quilômetros à nordeste de Cuiabá), reunido com os prefeitos da região, que também compõe o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do “Norte Araguaia”. 

Paralelamente ao encontro, nos dias 07 e 08 de março, o Fórum de secretários de Agricultura dos municípios do Consórcio Norte Araguaia, promoveu ciclos de debates e palestras para capacitar os gestores de agricultura, tais como Processos de Gestão dos Empreendimentos Territoriais, apresentação do Projeto da Agroindústria de Abate e Processamento de Pescado, apresentação de modelos de agroindústria instaladas nos municípios do consórcio, palestra sobre Gestão de Sucesso e esclarecimentos sobre as linhas de crédito dos Bancos. 

Durante o fórum também foi levantado as demandas e gargalos dos municípios, visto que Confresa possui mais de cinco mil assentados, por isso a demanda é grande. As principais solicitações foram referentes à aquisição de calcário e mudas de seringueira, o que foi devidamente documentado e entregue ao secretário Luiz Alécio. “A palavra de ordem aqui é organização. Se a gente não aprender a unir forças de forma organizada, o barco desanda mesmo, e nós estamos aqui pra fazer acontecer. O programa de crédito fundiário, por exemplo, que foi reaberto, visa colocar as famílias em solo fértil com condições e infraestrutura para o plantio e melhor qualidade de vida”, ressaltou. 

Participaram do encontro os prefeitos de Confresa Gaspar Lázari, de Cana Brava do Norte, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Santa Terezinha, o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional Renaldo Loffi (Alemão), secretário adjunto de agricultura familiar, Juarez Fiel, Diretor de Ater da Empaer Almir de Souza Ferro, superintendente do Consórcio Norte do Araguaia Dimas Melo.

Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário