5 de março de 2014

Prefeituras e Governo “correm” atrás do prejuízo para recepcionar turistas


Thaisa Pimpão

Fotos: Iara Rezende
Secretário de turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, e do Estado, Jairo Pradela

A 99 dias do maior evento esportivo mundial, representantes do governo do Estado e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram, nesta quarta (5), para definir ações conjuntas a fim de recepcionar os turistas que virão assistir aos jogos na Capital. Medidas paliativas para contornar o déficit de leitos em hotéis foram um dos assuntos discutidos.

As deliberações debatidas entre o governador Silval Barbosa (PMDB), o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e dezenas de lideranças envolvidas no setor do turismo, abrangem, basicamente, oito eixos: mobilidade urbana, cultura, turismo, comunicação, segurança, embelezamento, saúde, receptivo (hotéis).

Mesmo com o curto prazo para a implementação de melhorias, o secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, afirma que o fator tempo não preocupa. “Tudo tem o momento e a hora certa para acontecer”. A Baixada Cuiabana dispõe de apenas 15 mil leitos em hotéis e pousadas, mas a expectativa é que um número superior de turistas venha assistir aos jogos. Daí a preocupação quanto ao local onde acomodar tantas pessoas.

Além do programa Cama e Café, no qual a população poderá ceder suas residências aos visitantes de fora, o governo do Estado e a prefeitura planejam disponibilizar campings em chácaras próximas a Cuiabá. De acordo com Fabrício, 42 chácaras já estão cadastradas. Outra medida a ser adotada é uma parceria com as escolas. “Vamos tirar as cadeiras e colocar beliches”, informa o secretário.

Recepção

O que tem “tirado o sono” das autoridades é o que apresentar ao turista durante a Copa. Para isso, a ideia é manter ativos os quatro Centros de Atendimento ao Turista, na Capital, sendo o da Praça Rachid Jaudy, do aeroporto Marechal Rondon, da Rodoviária e o do Museu do Rio. Ainda no aeroporto, a proposta é que oito atendentes bilíngues façam recepção. A medida é uma parceria do governo do Estado com o Procon.

A Prefeitura de Cuiabá estuda a possibilidade de disponibilizar um city tour aos visitantes. “O serviço ficaria disponível por 12 dias, mas até agora não achamos empresa. Uma com a qual estávamos negociando estava pedindo R$ 4 mil por dia e por ônibus. Pedimos 10 ônibus. O preço ficaria inviável”, explica Marcus Fabrício. 

No Sesi Papa, apresentações culturais regionais estarão ocorrendo do dia 12 a 27 junho. Igrejas e museus também ficarão abertos em horários especiais. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Jairo Pradela, também está previsto um “pente fino“ na Transpantaneira, em Poconé, e a entrega parcial da Salgadeira, em Chapada dos Guimarães. “Concluímos a licitação dia 12 de fevereiro para contratar empresa a fim de trocar 32 pontes de madeira por concreto e aço na Transpantaneira. Vamos entregar o máximo possível que pudermos antes da Copa”, garante.

Fonte - http://www.rdnews.com.br/copa-2014/prefeituras-e-governo-correm-atras-do-prejuizo-para-recepcionar-turistas/52240

Nenhum comentário:

Postar um comentário