13 de março de 2014

CONFERÊNCIA INTERCONTINENTAL DE TURISMO RURAL


O turismo é na atualidade a atividade econômica que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto mundial, não encontrando concorrência à altura para o impacto positivo que provoca na economia global.

Inserido nesse contexto o Turismo Rural é uma alternativa de desenvolvimento econômico e sustentável, pois além das divisas geradas, atua com a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade do produto, a harmonia e sustentabilidade ambiental, e a identidade e o envolvimento da comunidade local. É o segmento que realmente interioriza o turismo, pois ele acontece nas cidades, que não são as capitais estaduais.

O negócio Turismo Rural no Brasil aponta que este segmento funciona como um dínamo na regionalização da atividade turística, uma vez que diversifica a economia regional pelo estabelecimento e procura por diferentes micro e pequenos negócios e gera novas oportunidades de trabalho. Diante de um universo de mais de mil empreendimentos que oferecem Turismo Rural hoje no Brasil, em pelo menos 16 dos Estados da Federação, é preciso que se estimule este segmento através de mecanismos eficazes de desenvolvimento, promoção e comercialização dos produtos turísticos.

A ABRATURR NACIONAL - Associação Brasileira de Turismo Rural, entidade de classe representativa do segmento do turismo rural brasileiro e inserida neste cenário, promove no Brasil, o CINTURR – Conferência Intercontinental de Turismo Rural - Encontro entre a Associação Brasileira de Turismo Rural e as Associações Europeias de Turismo Rural, com o apoio do IDESTUR – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Associado da Entidade e captador do Evento), da PRIVETUR – Associação Portuguesa de Turismo Rural e da EUROGÎTES – Federação Europeia de Turismo Rural e Aldeia.

A Conferência acontecerá na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará no Brasil, no período de 24 A 27 DE MARÇO DE 2014 , abordando a temática central: Turismo Rural do Brasil e da Europa - Cenários, Desafios e Soluções, e tendo como público alvo, os pequenos e micro empresários, instituições e entidades, profissionais e academia ligada a este setor. O Auditório do Anexo II da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará será o palco deste grande encontro.

A programação do evento, cuidadosamente elaborada pela Comissão Cientifica do Evento é a grande propulsora para atrair cerca de 500 (quinhentos) inscritos nas atividades técnicas da Conferência, que contará com painéis apresentados em auditório, visitas técnicas a empreendimentos de turismo rural do Estado do Ceará, bem como, um espaço no formato de lounge com exposições do turismo rural das macrorregiões brasileiras, além da participação de operadoras de turismo para oportunizar a geração de negócios. Destacam-se ainda na programação, condecorações a profissionais e entidades que contribuíram para o Turismo Rural no Brasil e a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ABRATURR NACIONAL e a PRIVETUR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário