12 de fevereiro de 2014

Planos antecipam estratégias de atuação na Copa do Mundo


ASSESSORIA
Secopa

Divulgação
Reunião para discutir a organização da Copa

O planejamento de atuação estratégica em diferentes áreas fundamentais para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, como segurança, comunicação, saúde e mobilidade, turismo, centralizou o debate da reunião de trabalho realizada nesta terça-feira (11.02), na capital mato-grossense. Participaram do evento gestores e técnicos de órgãos executores do evento, como o Ministério do Esporte, Ministério da Defesa, Comitê Organizador Local (COL), Secretaria Extraordinária Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) e Prefeitura de Cuiabá.

Um dos destaques da abertura do evento foi a avaliação do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, que ressaltou o legado imaterial de governança integrada resultante da preparação para o Mundial. “Cuiabá, entre as 12 cidades-sede, é a que deixa o maior legado da Copa do Mundo para a sociedade. Além do surpreendente volume de obras, o município deixa o legado imaterial de planejamento dentro de uma estrutura de governança integrada, o que representará uma nova agenda de atuação em políticas de Estado e que proporcionará a construção de novas bases do desenvolvimento do Brasil”. 

Na ocasião, o secretário-executivo ressaltou também a transformação que a cidade vivencia em função das obras de infraestrutura, destacando que entende o transtorno imediato à população, mas que esta condição é temporária e trará melhoria na qualidade de vida. 

O momento também marcou o otimismo do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sobre a realização do evento em Cuiabá. “Não acredito nessa interpretação mesquinha, pessimista em relação à Copa. Desde o início, Cuiabá demonstrou ser uma cidade madura para receber o evento, e o Mundial afirmará a vocação e grandeza do município”. Ele reforçou que a Copa credenciará a cidade como destino turístico e sede para muitos outros eventos, esportivos ou não. 

O CEO do COL, Ricardo Trade, também ratificou a confiança na cidade. “Nesta reunião de trabalho, cada área aponta as ações estratégicas para garantia da realização do evento. Cuiabá mostra aqui que está no caminho certo, planejando a execução de uma belíssima Copa do Mundo”. 

Ao final, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, ressaltou a importância da Copa para consolidar as oportunidades em resultados positivos para Mato Grosso. “Temos muito orgulho de sediar o Mundial, assumimos o desafio de transformar o que era oportunidade em realidade, desenhando um modelo para coroar este grande evento e presentear a cidade com o legado de infraestrutura. Para isso, precisamos dessa etapa de planejamento e sinergia entre os órgãos executores, tornando Cuiabá a melhor sede dessa Copa”. 

Também estiveram presentes o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Rodrigues, o general de Divisão do Ministério da Defesa, Eduardo Barbosa, o chefe de Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, e os secretários de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, e o municipal de Esporte, Carlos Brito.






O secretário de Turismo, Jairo Pradela, fez uma apresentação onde abordou as questões envolvendo a hospedagem e capacitação para a Copa do Mundo. Programas como o Cama e Café foram detalhados por Pradela.

Essas reuniões de trabalho já ocorreram em Natal, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, centralizando a discussão de ações estratégicas para as áreas de segurança, transporte, mobilidade, comunicação, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde, vigilância sanitária, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia. O próximo encontro em Cuiabá será no dia 13 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário