7 de fevereiro de 2014

PANTANAL - Pantaneiro e desafio de guiar o gado para áreas seguras

Patrícia Sanches 
Enviada Especial a Poconé
FONTE - RDENWS 

Fotos: Rodinei Crescêncio

Com enchente, peões levam boiada da parte baixa à alta das fazendas e, no trajeto pelas estradas do pantanal, se preocupam com risco de jacarés atacar animais

União, preparo físico, calma e muita experiência são alguns dos ingredientes necessários para que o peão pantaneiro consiga cumprir a missão de levar o gado das áreas baixas do Pantanal – que nesta época do ano ficam imensas –, para as altas, protegendo o gado. 

A equipe do RDNews, enquanto percorria a Estrada Parque Porto Cercado, que é totalmente pavimentada e dá acesso ao Sesc Pantanal, “encontrou” uma dessas boiadas, que estava sendo levada da fazenda São Joaquim para a fazenda Sonora.

Montado no cavalo pantaneiro, conhecido por sua resistência às situações mais adversas, um dos 4 peões que conduziam o gado, Adélio Manoel, conversou rapidamente com a reportagem.

Ele revelou que, para percorrer 30 km entre as propriedades, já estava na estrada há 2 dias. A maior preocupação, segundo ele, é para que nenhum animal morra no trajeto e/ou se perca. 

“O maior perigo é o jacaré. Nessa viagem, graças a Deus, está tudo tranquilo”, relatou o peão, que conduz os animais pelo Pantanal há 20 anos. 

Cerca de 25 minutos depois do início da entrevista, Adélio teve que sair galopando pela rodovia porque uma parte do gado, em sua maioria bezerros e vacas, se assustou com os carros, que disputavam espaço com os animais, e começou a correr no sentido contrário. Rapidamente, os pantaneiros contiveram a maior parte do rebanho, mas um dos animais disparou no sentido contrário forçando um dos cavaleiros, com o laço em punho, a tentar alcançá-lo. Após muito esforço, o boi retornou para o grupo e os peões seguiram viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário