24 de janeiro de 2014

Workshop de Turismo Rural na Comunidade Piúva, em Barão do Melgaco

Wagner, Odiney e Geraldo Lucio

Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade Piúva Artista plástico retrata regiões do país na exposição “Nossa Cultura” Município de Barão do Melgaço participou do Workshop de Turismo Rural Barão Sustentável realizado na Comunidade Piúva, o Técnico da SEDTUR, Especialista em Turismo Rural  Geraldo Lúcio, aproveitou a oportunidade para conhecer melhor os agricultores produtores de mel, fez uma entrevista com o  Presidente da Associação  Sr. Wagner Marcoski, fez o cadastro do empreendimento junto a UNISOL Brasil, falou sobre a Base de Serviços

A Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade Piúva  tem 70'  associados, na qual 40 deles receberam treinamentos sobre apicultura, e começaram a desenvolver a cadeia produtiva do mel, hoje cerca de 15  Agricultores estão na atividade de Apicultura. O Sr. Benedito Rodrigues da Silva é um apicultor que fabrica as suas próprias caixas (colmeias) e tem fornecido para outros associados.

Na comunidade já ocorreu vários cursos tais como: artesanato, doma racional de cavalos, piscicultura, apicultura e empreendedor no campo fabricação de laços e outros derivados de couros, todos estes cursos em parceria com SENAR.

A Casa de Mel da Associação  esta adaptada em um prédio  de uma escola da comunidade que não exercia a função de escola, segundo o presidente da associação Wagner, o prédio necessita de várias alterações para atender as exigências legais para certificação estadual ou municipal, agora quanto aos equipamentos a cada esta equipada com centrífuga, mesa desmusculadora, decantado, baldes, peneiras, garfos desmusculador.

Para reformada e adequação da casa de mel, a associação tem os recursos assegurados via SEDRAF, estão aguardando o projeto arquitetônico que está sendo elaborado pela AMM - Associação Matogrossense dos Municípios

A comunidade está localizada a 6 km da sede do município de Barão do Melgaço, as margens do Rio Cuiabá, são ribeirinhos pescadores, que além da pesca, cultivam, hortifrutigrangeiros como: abobrinha, pepino, maxixe,  e outras verduras, frangos e suínos em pequena escala.

O Mel e uma alternativa que vem dando certo, uma das metas da Associação e colocar seus produtos no PNAE, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar -  SEDRAF,  já tem feito orientações neste sentido.

Segundo Geraldo Lúcio o objetivo principal da Base de Serviço da UNISOL Brasil e inserir os empreendimentos solidária no sistema de comercialização para isto serão buscado os meios e disponibilizado as informações e orientações necessárias.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário