2 de janeiro de 2014

O Papel da Mulher Rural no Estado de Mato Grosso no contexto das Inovações Tecnológicas em contraste com Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Social no Campo,

No contexto econômico do Estado de Mato Grosso o processo da agricultura e pecuária sempre foram tradicionalmente de ocupações masculina, no contexto Ambiental do Estado de Mato Grosso no processo de ocupação de terras para agricultura e pecuária também tradicionalmente se visualiza mais a presença masculina, no entanto quanto aos fatores sociais a mulher sempre teve uma boa atuação no cuidado da família, no lar, cuidando da casa e dos arredores, na produção de hortifrutigranjeiros de subsistência. Podemos afirmar que nos últimos 30 anos a mulher que apenas ocupava um espaço delimitado pela casa e arredores, tem galgado avanços significativos, saindo dos âmbitos sociais e participando de outros segmentos e setores – nos âmbitos do meio ambiente, da agricultura, da pecuária, da agroindústria, do artesanato, do turismo, ocupando o seu espaço na sociedade contribuindo para o contexto econômico da família.

Este artigo visa refletir, debater, gerar discussões e contribuir para com a redução das desigualdades de genero, apresentar propostas para o papel da mulher rural no Estado de Mato Grosso, como agente de inovação e de promoção do bem-estar da família, apresentar abordagens sobre: saúde, educação, produção agrícola, economia, meio ambiente, direitos trabalhistas e previdenciários, etc.....

O referido artigo parte do pressuposto de que todos nós temos em nosso passado um fundamento no meio rural, basta lembrar as passagens de nossa infância que algo vai nos remeter à roça. Desde criança a gente observa que as mulheres do meio rural tem papel estratégico na família, tomando decisões sendo limitadas às suas casas e arredores, e nesta geração, podemos ver muitas mulheres dirigindo os negócios, adiministrando além das suas casas e arredores, vemos mulheres a frente de propriedades rurais.

Para se discutir o tema a Mulher Rural no Estado de Mato Grosso, Inovações e Desenvolvimento Social no Campo, não podemos deixar de entender as questões da igualdade de genero no meio rural, portanto é imprescindível a realização de uma discussão ampla sobre o Papel da Mulher Rural, discissões que devem contemplar a conscientização, sensibilização e motivação junto aos cidadãos, sobretudo sobre a importância dos saberes e fazeres e dos recursos de todos. 

Podemos afirmar que o sucesso de uma estratégia de desenvolvimento sustentável depende da capacidade mobilizadora e da realização de atividades e ações concretas, atividades e acões que correspondam às diferentes necessidades dos cidadãos e cidadãs.

É de suma importância que o debate tenha como tema central a intervenção no âmbito do Projeto Rural e no aumento da visibilidade das mulheres envolvidas em atividades direta ou indiretamente relacionadas com o desenvolvimento rural, tais como: A agricultura, o comércio de produtos regionais, o turismo rural e de natureza, o artesanato rural, os produtos agro-industriais, a produção pecuária, a investigação científica inovadora e economia criativa.

Neste sentido porém é que ao se realizar e efetuar atividades e ações compartilhadas de experiências, vivências e discutir oportunidades e desafios, entre mulheres de diferentes contextos e realidades, com as moradoras locais, reconhecer publicamente a sua contribuição para a dinamização socioeconômica do estado de Mato Grosso.

É necessário realizar eventos segmentados ou catalizadores que venham conscientizar, motivar, enaltecer e valorizar, o papel e a importância da mulher rural na sociedade. Os Eventos devem ter um momento religioso, na abertura, ver qual a vocação maior do grupo e priorizar o seguimento religioso, mas de uma maneira geral a celebração deve ser ecumênica. Dependendo da realidade as mulheres podem realizar uma Caminhada alusiva à alguma data comemorativa ou um objeto de luta delas. Não pode – se esquecer de servir alimentos e muita água.

Toda temática, palestras, decoração, músicas e celebrações dererá ressaltar as necessidades e importância das mulheres . As mulheres que vivem nas áreas rurais tem que estar atualizadas quanto às informações sobre temas relacionados ao seu dia-a-dia, pois, a mulher “é quem realmente escreve a história da sociedade”.

Perguntas que deverão ter respostas, alguém sabe sobre os dados de atendimentos das mulheres no Município em todos os aspectos? Existe algum tipo de “Programa Municipal de Prevenção do Câncer na Mulher Rural” e outros ?

É importante saber sobre os cuidados com a saúde da mente e do corpo. “A mulher nunca pode esquecer seu lado feminino, deve cuidar de sua beleza, admirar-se e se valorizar”.

O papel da mulher rural no mundo atual, sua competência no trabalho é um grande marco feminino.

Vemos vários exemplos de Câmara Municipal (presidida por mulher) da Presidência da República, Governos de Estado, Ministérios, das secretarias federais, estaduais e municipais, cuja lideranças são exercidas por mulheres. As mulheres “são mães, esposas, trabalhadoras rurais e ainda arranjam um tempinho para cuidar do visual”.Não podem esquecer de fazer os vários exames, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, câncer de mama, dentre outros.

As mulheres do Meio Rural, tem um papel fundamental aos se Desenvolver Atividades Turísticas no Espaço Rural e Natural, ao se Formatar, promover e divulgar, Roteiros Turísticos Integrados.

O Desenvolvimento do Ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

O desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, em Médias e Grande Propriedades Rurais (outras interfaces, Turismo Solidário, Turismo Responsável, Turismo com Base Local e Comunitário, “Atividade turística que ocorre no âmbito da unidade de produção dos agricultores familiares que mantêm as atividades econômicas típicas da agricultura familiar, dispostos a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e proporcionando bem estar aos envolvidos”. 

A Produção Associada ao Turismo, completos com a presença de produtos da agroindústria, artesanatos, culinárias típicas, manifestações culturais, tudo aquilo que possa deixar visível os saberes e fazeres de um povo qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico.

O Projeto Caminhadas na Natureza é mais um instrumento para dinamizar o turismo nas regiões turísticas do Estado, além dos benefícios sociais, ambientais e culturais que acarreta.

Artigo, Economista Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da SEDTUR
Coordenador Estadual da UNISOL Brasil 



Nenhum comentário:

Postar um comentário