30 de dezembro de 2013

Empaer atende 35 mil agricultores familiares em 127 municipios



Responsável pela execução das políticas públicas de desenvolvimento do meio rural, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), presente em 127 municípios do estado, atende por ano mais de 35 mil agricultores familiares, entre mulheres e jovens rurais, indígenas e quilombolas. O presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira, lembra que os beneficiários da empresa são todos agricultores, responsáveis pelo cultivo de mais de 70% dos alimentos consumidos em Mato Grosso. 

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empaer prestou Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias de comunidades tradicionais em 84 municípios dos Territórios da Cidadania e em sete regiões. Foram atendidas mais de 15 mil famílias rurais. Conforme Valdizete, um dos objetivos foi capacitar agricultores em tecnologias de produção e de aproveitamento de alimentos para segurança alimentar e nutricional das famílias, capacitar mulheres rurais em artesanatos e trabalhos manuais, entre outras ações. 

Para promover a inclusão produtiva e social de famílias em situação de extrema pobreza no meio rural, a Empaer foi selecionada em quatro chamadas públicas do MDA para atender sete mil famílias em 67 municípios, nas regiões de Alta Floresta, Juína, São Félix do Araguaia, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres. Além de Assistência Técnica e Extensão Rural, os técnicos da Empaer levam informações sobre as políticas públicas para a agricultura familiar em especial, acesso ao crédito rural, e dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Somente em 2013, foram capacitados técnicos nas cadeias produtivas de Leite, Fruticultura, Olericultura, Mandioca, Piscicultura, Apicultura e Sistemas Agroflorestais. Trata-se de uma parceria entre a Empaer, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Cooperativas do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeituras. “Com a capacitação continuada, teremos especialistas nas diversas cadeias produtivas”, enfatiza Valdizete. 

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Embrapa, a área de pesquisa adquiriu equipamentos para o laboratório, móveis de escritório, ampliação da frota de veículos, máquinas agrícolas, implementos, recuperação dos centros de pesquisa, estação e campos experimentais. A modernização da área de pesquisa ampliou o atendimento aos produtores rurais, fornecendo resultados com mais precisão. 

Foram executados projetos nas áreas de melhoramento genético, fitotecnia, fitopatologia, entomologia, nutrição vegetal, sistemas agroflorestais e outras, contemplando as culturas de arroz, feijão, trigo, amendoim, gergelim, mandioca, banana, maracujá, abacaxi, hortaliças, pastagem, seringueira, espécies florestais nativas, flores tropicais, entre outros. Estas ações objetivam a geração, validação e transferência de novas tecnologias para melhorar as condições de vida e renda do agricultor familiar de Mato Grosso. 

Valdizete destaca a construção da sede da Empaer, localizada no Centro Político Administrativo (CPA), e a realização do concurso público. A sede está sendo construída numa área de 2.531 metros quadrados e ficará pronta no próximo ano. O governador Silval Barbosa autorizou a abertura do edital para a realização do concurso público da Empaer. Serão 225 vagas, 100 para técnicos de nível superior e 125 de nível médio. O certame será realizado em 2014. “Essas ações irão efetivamente resgatar a Empaer para atender melhor os nossos agricultores familiares”, enfatiza o presidente. 

A Empresa está presente em 135 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros de geração e difusão de tecnologia, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas, uma estação experimental de piscicultura e escritório central. “A nossa visão para o futuro é consolidar a Empaer em uma empresa moderna, eficiente e presente em todas as ações do meio rural”, conclui Valdizete. 



Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário