27 de janeiro de 2014

Exposição revela a Arte Contemporânea de Mato Grosso Com obras dos artistas Adriano Figueiredo Ferreira, João Sebastião Barros, Victor Hugo e Vilson de Jesus, a Mostra tem entrada gratuita, das 8h às 18h


BEATRIZ SATURNINO 
Assessoria/SEC-MT

Divulgação

Mostra de Arte Contemporânea


Entre formas, cores e simbolismos regionais, do grafismo, do óleo e acrílico sobre tela, e pela fotografia, 20 obras estão em exposição na “Mostra de Arte Contemporânea”. O público pode conferir até o dia 05 de fevereiro, no Clube Feminino, no Centro Histórico de Cuiabá, das 8h às 18h, com entrada gratuita. São quatro artistas, Adriano Figueiredo Ferreira, João Sebastião Barros, Victor Hugo e Vilson de Jesus, que revelam suas tendências do mundo da arte, por meio do Programa de Apoio à Cultura (Proac 2013), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Há pelo menos 20 anos no mercado da produção cultural, Valentina Fátima Dragoni pretende divulgar talentosos artistas mato-grossenses a colecionadores e apreciadores da arte, além do público em geral. “Existem bons artistas em todas as tendências, porém tivemos que optar e escolher ícones da arte que, mesmo passado o tempo, são contemporâneos”, frisa Valentina.

Ela destaca João Sebastião Barros, um artista contemporâneo completo, em sua análise, que faz vibrar com cores e formas, e simbolismos regionais. Conhecido mundialmente pelo nome artístico João Sebastião, a maioria de suas obras têm como referência a onça pintada e o caju. Ele figura mo “Dicionário de Artes Plásticas no Brasil”, de Roberto Pontual, de 1969.

Outro artista é Victor Hugo, que acompanha o tempo e é sempre atual e atuante. Pelas cores das telas do artista plástico cuiabano é possível sentir a vida que existe em Chapada dos Guimarães e no Pantanal, os principais temas de sua obra. Ele já produziu aproximadamente mil trabalhos ao longo da carreira.

A novidade apresentada é o jovem e talentoso Adriano Figueiredo, que surpreende com a originalidade nas cores, formas, entrelaçamentos e grafismo. “Sem medo de ser feliz, ele é uma surpresa agradável para a Arte de Mato Grosso!”, destaca a produtora cultural responsável pela mostra.

Autodidata, seu trabalho é marcado pelos traços fortes e coloridos em um contexto mato-grossense e religioso. Adriano já realizou exposições em Cuiabá e São Paulo. Suas obras já estão exportadas para o exterior.

Não poderia faltar nesta composição a fotografia de impacto, revelando surpresas na comunhão total entre os seres na natureza. Assim é Vilson de Jesus que consegue com sua câmera combinar e alinhar os pássaros numa pose especial para o deleite da apreciação. Ele já participou de expedições pela América do Sul, Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil.

O Clube Feminino fica na rua Barão de Melgaço, 3.592, na região central de Cuiabá, onde está situada a Secretaria Municipal de Cultura, que também é parceira do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário