8 de dezembro de 2013

MATO GROSSO TERÁ ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL DE ECONOMIA CRIATIVA


 O Arranjo Produtivo Local - APL DE ECONOMIA CRIATIVA  FORAM APROVADAS ATRAVÉS DE UM EDITAL EM PARCERIA DO  MINC COM O MDIC
O Edital de Arranjos Produtivos Locais de Economia Criativa foi elaborado em do Parceria do Ministério da Cultura - Minc,  com o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio - Mdic,  que foram firmados no âmbito do Territorial se estende para todos os estados brasileiros.

A  proposta de lançar um edital de projeto de APL de Economia Criativa, foi pensando no âmbito da Melhoria da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais, o foco foi em Cultura  onde deve contemplar um valor de R$ 800,00, por cada projeto.

No  Brasil foram  selecionados e aprovados  27 projetos de APLS em 21 estados e 15 municípios estão envolvidos no processo com 07 Setores criativos contemplados.

Os Arranjos Produtivos Locais - APLs contempladas  por Setor  Criativo, foram: Arte digital, Disingn, Artes de espetáculo, Audiovisual, Turismo Cultural, Moda e Artesanato

A parceria do MINC com o Mdic, visa sobretudo a ampliação e um maior alcance das atividades e consequentemente dos resultados alcançados nos âmbitos do : Desenvolvimento Regional e Local a partir da Cultura - Território Criativo, Apoio a Internacionalização da Cultura Brasileira, Apoio e Crédito aos Empreendimentos Culturais e Apoio em Inovação aos Empreendimentos Culturais

Uma vez estabelecidas as parcerias do  Minc com o Mdic as próximas parcerias previstas serão com o Ministério do Turismo, Ministério de Desenvolvimentos da Agricultura Familiar estão em processo de parceria e convênio com o MInc e Mdic para Economia Criativa, tendo em vista a interface que estes Ministérios tem com o tema o que deverá ser estendido para as Unidades da Federação.

O Estado de Mato Grosso, elaborou uma proposta de Projeto de Economia Criativa,   através de um Grupo composto por várias Instituições Governamentais, Não Governamentais, Empresários e Academia, o referido projeto foi apreciado e aprovado pelo Núcleo Técnico Estadual de APLS e cadastrado através do Sistema do Observatório de APLs do Minc e aprovado via GTP - APLs.

O grupo de elaboração do APL de Economia. Criativa de Mato Grosso  no primeiro momento esta composto pela,  Secretaria de Estado de Cultura -SÉC, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo   - SEDTUR, Secretaria de Indústria. Comércio e. Mineração - SICME, Secretaria de Trabalho e Cidadania - SETAS, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar -SEDRAF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, representantes do TRADE turístico e Representantes do Setor da cultura,

O  grupo denominou o APL de: APL Criativa Vale do  Rio Cuiabá, que tem como área de abrangência, os municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.

 O APL Criativa Vale do  Rio Cuiabá,  contempla vários Setores Criativos do Estado de Mato Grosso, foram  eles : Audiovisual, Turismo Cultural, Artesanato, O Edital de Melhoria de Competitividade de Arranjos Produtivos Locais em Cultura serão no valor de R$ 800,00, por cada projeto.

O Minc estará disponibilizando uma consultoria que estará elaborando o Plano de Desenvolvimento das APLs em cada estado o Edital de Melhoria de Competitividade de Arranjos Produtivos Locais em Cultura.

Na ordem do dia o Grupo que elaborou o Projeto e que foi aprovado deverá se transformar em um Núcleo Gestor, (Instância de Governança) do APL devendo ser expandido dentro das suas reais necessidades com a composição de outros parceiros afins, para receber o treinamento através da consultoria específica e elaborar o Plano de Desenvolvimento do APL.












Nenhum comentário:

Postar um comentário