10 de dezembro de 2013

Extensionistas participam do curso sobre segurança alimentar e artesanato


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza curso técnico em segurança alimentar e artesanato, com enfoque em turismo rural, para 25 extensionistas sociais, na Pousada Laura Vicuna, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá). A Coordenadora do Projeto de assistência técnica e extensão rural (Ater), Denise Ávila Gutterres, explica que, que durante três dias (3 a 5.12), o grupo vai estar reunido para elaboração de materiais técnicos que serão levados para as comunidades rurais. 

Conforme Denise Ávila, a Empaer conta com o trabalho de 32 extensionistas sociais, que levam informações para os produtores rurais desde a fabricação de um queijo até a montagem de fossas sépticas na propriedade. Durante o curso, vão ser elaborados folder e manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, curso técnico de pactch apiquê em tecido, palestras sobre alimentos seguros e políticas públicas. 

O diretor técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, destaca a importância da capacitação técnica e a integração do grupo, formado exclusivamente por mulheres. Ele reconhece que o papel da extensionista é de um agente de desenvolvimento que leva informação e tecnologia para as famílias rurais. “A empresa não pode perder a sua capacidade técnica, precisa manter o quadro de funcionários atualizados e motivados para atender o produtor rural”, enfatiza. 

A extensionista social, Elizabeth Maria Santos, fala que o último encontro técnico foi realizado em 2006, no município de Cáceres, e acredita que a troca de informações e conhecimentos deve acontecer constantemente. A extensionista, Joaquina Tenório de Moura, ressalta que cursos assim devem acontecer pelo menos uma vez por ano. Já Carmencita Stefanello Tabareli, também a extensionista, espera obter durante a atualização técnica suporte com informações que fortaleça o trabalho que executa na área de agroecologia e agroindústria. 

Participaram da abertura do evento os coordenadores da Empaer, Carlos Antônio Branco Lopes e Vico Capistrano Alencar. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário