9 de novembro de 2013

Vagões do VLT chegam a Cuiabá


ASSESSORIA
Secopa/MT

O sonho da população cuiabana está mais próximo. Chegou na manhã desta quarta-feira (06.11) o primeiro vagão do Veiculo Leve sobre Trilhos de Cuiabá. O primeiro VLT movido a energia elétrica da América latina, irá beneficiar mais de 1 milhão de habitantes proporcionando maior fluidez ao trânsito da Capital pantaneira que será sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014.

A composição, contendo sete módulos, desembarcou no porto de Santos no final da última semana e percorreu mais de 1600 km até chegar ao Porto Seco (Distrito Industrial), local onde acontece o desembaraço fiscal dos produtos importados de fora do país.

Após a liberação aduaneira os vagões irão para o Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, onde serão submetidos aos primeiros testes locais. No local o VLT passará por testes de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem.

Para o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, a primeira composição do VLT Cuiabá – Várzea Grande desembarcado na Capital é uma grande conquista para a toda a população mato-grossense, que necessita de um transporte de qualidade e eficiência. “A composição que desembarcou em Cuiabá é fruto de um trabalho árduo e desenvolvido com muita autoridade pelo governador Silva Barbosa. Estamos construindo e implantando o que há de mais moderno em transporte público no mundo”, comentou o gestor da Secopa no Estado.

Ao todo, 25 composições das 40 adquiridas estão prontas para transporte na região do porto de Bilbao, na Espanha. Os próximos vagões do VLT deverão desembarcar no Brasil na primeira quinzena de dezembro.

VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha), totalizando 22 km de extensão.

No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de uma estação diferenciada no Porto, onde também poderá ser feita a integração com o transporte coletivo (ônibus).

Cada composição tem capacidade para transportar até 400 passageiros (por veículo), sendo 72 sentados. Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário