28 de novembro de 2013

POUSADA KURYALA EM SÃO FELIX DO ARAGUAIA - MATO GROSSO


 
GERALDO LÚCIO DA SEDTUR , DR. SALETE PROPRIETARIA DO KURYALA e JARO PRADELA  SECRETARIO DA SEDTUR


A Equipe da SEDTUR , visitou a Pousada Kuryala Araguaia de São Felix do Araguaia, no dia 28 de Novembro de 2013, por ocasião da realização do Encontro de Interlocutores Municipais da Região baixo Araguaia, foram recebidos pela proprietária Dr.Salete , que participou do Encontro de Interlocutores Municipais de Turismoda Região baixo Araguaia , e ela é uma das colaboradoras do Turismo no município e região para segundo justifica, faz isto tudo para que este seguimento se Desenvolva disse ela ao compartilhar com o Secretário da SEDTUR Jairo Pradela e com o Técnico Geraldo Lúcio, enquanto mostra as dependências de sua pousada


A Pousada Kuryala foi toda construída aproveitando o espaço natural, se entremeando à mata, para que não fosse necessária a retirada de nenhuma árvore. Está suspensa por palafitas devido à enchente dos Rios, o que torna o lugar extremamente agradável. Com certeza se sentirá á vontade. Uma prainha muito especial se forma todos os anos, de onde embarcamos para pescar ou passear.


Possui 13 aptos, com banheiro privativo, ducha quente, sendo 08 aptos com ar- condicionado e 06 com ventilador de teto. São quatro em alvenaria e os demais em madeira. Todas as dependências da pousada estão interligadas por passarelas de madeira . Possui salão para jogos, TV (Sky), vídeo, área para refeições onde funciona também o bar. Cozinha equipada. Alimentação regional e Goiâna.

São 20 barcos para pesca, todos bem mantidos e equipados com cadeira giratória, piso emborrachado, suporte para vara. Todos os dias nossos barqueiros preparam o barco, mantendo-o limpo, preparando o material, as iscas e a geladeirinha com bebidas para o seu conforto. Nossa equipe terá um grande prazer em recebê-los!

O "PIRATINGA", (peixe branco na língua indígena), proporciona todo conforto para sua pescaria, reboca os barcos, e poderá navegar para três destinos, Rio Araguaia acima, Rio das Mortes, ou descer o Rio Araguaia. Ele está atracado em frente a pousada KURYALA, à 25 Km de São Félix do Araguaia-MT, e dali parte para o destino escolhido. Atraca facilmente às praias, onde poderão, á noite, curtir uma fogueira, fazer um churrasco, ou "muquear" um peixe.

O Barco Hotel Piratinga mede 23 m. Possui 04 cabines, sendo 03 duplas e 01 quádrupla, banheiros, sala, ar condi-cionado, banho quente. Ideal para grupos até 10 pessoas. Conheça a história Possui ampla cozinha, freezers, área de refeições, ducha na proa do barco, som e rádio amador. Quando solicitado, podemos instalar TV e Vídeo.

Localização

A Pousada Kuryala fica em frente á Ilha do Bananal, ás margens do Rio Araguaia, á 600m do encontro com o Rio das Mortes, 20KM de São Félix do Araguaia-MT. 

O acesso ideal é aéreo, sendo duas opções, fretamento conforme o número de pessoas ou linha aérea regular de segunda à sexta partindo de Goiânia ou Brasília.

A pousada possui um SENECA (bi-motor) que leva até 05 passageiros.

O tempo de vôo de Goiânia ou Brasília é de 01:50 h aproximadamente.

Uma van é utilizada para efetuar os transportes da cidade ao porto e à pousada KURYALA.

Acesso Terrestre:

Via Barra do Garças: 1.070 km de Goiânia através da GO-060, sendo asfaltada até Ribeirão Cascalheira, após serão 250 Km de terra.

Via Formoso do Araguaia: 800 km de Goiânia através da BR-153 até Formoso do Araguaia ± 690 km de asfalto, após 110 km de terra pela Ilha do Bananal.

Obs: O acesso via Formoso do Araguaia é feito somente após 15 de Julho. O acesso via Barra do Garças é feito durante o ano todo.


Coordenadas Aéreas:

Pousada
S 11º 48' 52"
W 050º 42' 27"

São Félix do Araguaia-MT:
S 11º 37' 55"
W 050º 41' 18"

Visualize a Pousada Através do Google Earth e Google Maps:




Rio Araguaia

Rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi

Home » O Rio » Rio Araguaia

O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi - veja também www.altiplano.com.br e www.quinto.com.br)* nasce em Goiás, nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas, reserva ecológica - área de proteção ambiental - situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros.

Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2000 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, vem despertando a atenção do turista e dos amantes da natureza no mundo inteiro. A atividade da pesca amadora reforça o poder de atração de toda a região.

O Araguaia pode ser navegado em grande parte de seu curso, o que levou a constituição de equipes de estudo para avaliar as possibilidades e viabilidade da construção de uma hidrovia interligando o Araguaia e o Tocantins.

À medida em que ganha velocidade o desenvolvimento tecnológico, trazendo conseqüências inúmeras, inclusive em um interior até aqui pouco tocado, assume proporções críticas o debate sobre como conviver com o meio-ambiente. Possivelmente seja aqui que, ações como a implantação, através do IBAMA, da Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia e do RAN - Centro de Conservação de Répteis e Anfibios assumam relevância singular.

O impacto ambiental passível de ser provocado por projetos necessários e úteis mas de futuro difícil de ser previsto é uma preocupação real e legítima. Interesses apoiados em cifras astronômicas não raro esbarram na consciência da responsabilidade da qual não podemos nos furtar, com relação às gerações que nos sucederão.

Mas o homem pode, e deve, conviver com todos esses tesouros e é nesse contexto que vemos no turismo ecológico consciente uma razão válida para a união de esforços que permita o aproveitamento de uma grande parte do potencial contido nessa imensa região.

Aos poucos, vem sendo criada uma infra-estrutura que favorece a atividade, já existindo diversos pontos turísticos com condições de receber bem, visitantes de qualquer parte do mundo.

--------------------------------------------------------------------------------
(*) - O Almanaque Araguaia, de julho/2003, editado pela Agência Ambiental de Goiás, oferece uma outra hipótese de origem para o termo Araguaia: palavra da lingua macro-jê, falada por parte dos primeiros habitantes de Goiás, que significaria arara(ara) de cauda grande(guaia).

Fonte: rio Araguaia - Sonho & Mistério (http://www.rioaraguaia.com.br)


VEJA MAIS FOTOS 






















Contato
Veja como entrar em contato com a Pousada Kuryala
Home » Contato

PABX: 55 (62) 3215-1313

Reservas:
Av. Republica do Líbano - Edifício Paladium Center, Setor Oeste, Nº 2417
Sala 02 e 03 - CEP: 74115-030
Goiânia - Goiás - Brasil











Nenhum comentário:

Postar um comentário