28 de novembro de 2013

Turismo realiza encontros regionais para desenvolver o setor


JOÃO BOSQUO
Redação | Secom-MT




São Félix do Araguaia, MT - Os participantes de Encontro de Interlocutores Municipais de Turismo da microrregião do Baixo Araguaia, que aconteceu nesta quinta-feira (28.11) na cidade de São Felix do Araguaia, avaliaram como extremamente positiva a sua realização. Estiveram presentes interlocutores dos Municipios de Luciara e Santa Terezinha, além de empresários do ramo de hotelaria. O encontro é uma realização do Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT). 

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, em sua fala, provocou os interlocutores presentes no Encontro de São Félix, com a pergunta: “O que nós queremos? Turismo como lazer ou como uma matriz econômica?”, para explicar que a finalidade dos encontros de regionalização é o de buscar respostas para as demandas presentes pensando no futuro. E, também, elaborar o plano estratégico e aprovar esse plano na Assembleia Legislativa, em nível estadual, e na câmara de vereadores, no âmbito municipal.

O prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida, conhecido como Baú, classificou a realização dos Encontros de Regionalização do Turismo, que aconteceu na cidade, com participação dos municípios da microrregião, como bastante positivo, porque vai mostrar os caminhos para se fazer um turismo como uma fonte de renda para a região. Baú relata que na sua cidade explora apenas o turismo sazonal, na época da seca, com a realização do festival de praia. “O potencial da nossa cidade é muito grande. Temos o rio, a flora, a fauna, a Ilha do Bananal e nas cheias esse rio se transforma num mar e precisamos explorar isso”. Segundo Baú, o grande gargalo para se praticar a atividade turística de forma mais ampla é o acesso. São Félix do Araguaia ainda é acessado por estrada sem asfalto.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Felix do Araguaia, Antonio Augusto Miranda, disse que a realização do encontro “é uma demonstração que a política pública voltada para o turismo é para valer”. Ele lembra que distância entre Cuiabá e São Félix é muito grande e muitas vezes não se pode ir a capital como desejava. Ele anuncia que no município está se construindo um novo empreendimento hoteleiro, com 100 leitos, que vai precisar de muita mão de obra qualificada.

A empresária Salete Pelles Ritter, proprietária de uma pousada de pesca esportiva, avaliou como excelente o encontro, mas acredita que a cidade precisa fazer um trabalho voltado para o turismo começando do alicerce básico. Segundo ela, precisa acontecer um programa de reeducação da população, ensinar a não jogar lixo nas ruas, plantar flores, “enfim, as pessoas vestir a camisa da cidade e demonstrar um pouco mais de amor por São Félix do Araguaia”.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Terezinha, Geraldo Neris, disse que a realização do encontro dentro dessa nova visão, de mapeamento por microrregião, é muito importante. Ele diz que sai do encontro com a determinação de ativar o Conselho Municipal de Turismo de sua cidade. Segundo ele, o conselho já foi criado mas está desativado e agora vai mobilizar a comunidade, pois reconhece que o conselho é ponto fundamental dentro dessa nova política turística. Esta rodada de encontros continua nesta sexta-feira, 29, em Barra do Garças, microrregião médio Araguaia, e Ronodopolis, polo da microrregião Rota dos Ipês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário