19 de setembro de 2013

Economia Criativa é foco de reunião de representantes do Núcleo Estadual de APL em Mato Grosso

Geraldo Lúcio, Bussiki, Alcimar, Nilza, Maria, Cinthia, Elvira, Ronaldo, Edir, Juarez

No dia 19 de Setembro de 2013 o Sr.  José Juarez Farias,  SICME – Coordenador estadual do Núcleo Estadual de APL,  reuniu alguns membros do NÚCLEO ESTADUAL, para apresentação e discussão do  EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 03/2013 do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO, que tem por objeto orientar a seleção de 27 APLs de Economia Criativa, sendo um em cada UF, para elaboração de um Plano de Desenvolvimento em cada um dos APLs selecionados.

Considerando a importância da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico do país, dentre as políticas da Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC) de apoio ao desenvolvimento territorial, destaca-se o fomento a Arranjos Produtivos Locais (APLs) Intensivos em Cultura, considerados como aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com o foco em um conjunto específico de atividades oriundas dos setores culturais e criativos1 , que apresentam vínculos produtivos e institucionais.

Neste sentido, a Secretaria de Economia Criativa (SEC), no biênio 2013/2014, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem por meta apoiar 27 APLs Intensivos em Cultura – 1 em cada unidade da federação – através da melhoria de sua competitividade nos mercados interno e externo. Os APLs selecionados serão atendidos por meio de um processo de planejamento estratégico visando fortalecer suas potencialidades.

SENDO OS SETORES DA ECONOMIA CRIATIVA, para seleção dos APLs para participação no projeto, os mesmos deverão estar inseridos em algum dos setores da economia criativa, que seguem:
a) Arquitetura e urbanismo
b) Artesanato
c) Artes Visuais
d) Arte Digital
e) Artes de espetáculo: dança, música, circo, teatro
f) Audiovisual, incluindo jogos eletrônicos
g) Culturas Populares incluindo Culturas Indígenas e Culturas Afro-brasileiras
h) Design
i) Festas populares
j) Gastronomia Regional
k) Moda
l) Publicações e mídias impressas, leitura e literatura
m) Turismo Cultural

A reunião que foi de trabalho, definiu que a APL, terá o nome de Economia Criativa Vale do Rio Cuiabá  e terá como abrangência  os municípios que compões o Vale (13), os setores serão Artesanato, Culturas Populares  Incluindo Culturas Indígenas e Culturas Afro - brasileiras, Turismo Cultural  e  Gastronomia.

O Plano de Trabalho deverá ser preenchido até o dia 30 de setembro, sendo que para isto foram divididos vários grupos para realizar a tarefa.
 
 Os participantes da reunião foram os seguintes: 
  • José Juarez Farias  - - SICME – Coordenador estadual do Núcleo Estadual de APL
  • Geraldo Donizeti Lúcio – Fomento/Projetos SEDTUR - Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo
  • ElviraMaria Codta Leite -  Setor de Artesanato da SICME - Secretaria de Indústria Comercio e Mineração do Estado
  • Ronaldo H. Pessoa – Setor de Artesanato Da SICME - Secretaria de Indústria Comercio e Mineração do Estado
  • Cybele Bussiki – SETAS – Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social
  • Maria Antúlia – SEC - Secretaria de Estado de Cultura
  • Cintia Mattos – SEC - Secretaria de Estado de Cultura
  • Edir Figueiredo – SICME - Secretaria de Indústria Comercio e Mineração do Estado
  • Alcimar Morette  - Setor de Eventos e Turismo
  • Nilza Taques – Setor de Eventos e Turismo
Além dos participantes acima relacionados outros serão convidados para  compor  o grupo, segundo orientação do editar da APL de Economia Criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário