10 de outubro de 2013

Emdagro e Secretaria das Mulheres discutem produção


Participaram da reunião a articuladora de Metodologias Participativas da Emdagro, Abeaci dos Santos e a Assessora da SEPPM, Rozimeire Santos
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e representantes da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres estiveram reunidas para discutir e avaliar os relatos das 18 experiências dos grupos produtivos de mulheres rurais que estão inscritas para concorrerem ao Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

A reunião buscou ainda fortalecer a parceria entre as duas instituições com o objetivo de desenvolver um amplo programa de fortalecimento da cidadania e da organização produtiva de mulheres rurais em Sergipe. Os 18 relatos encaminhados são frutos de experiências vivenciadas por agricultoras familiares dos municípios de Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, Divina Pastora, Laranjeiras, Itabaiana, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Lagarto, Nossa Senhora de Lourdes, Pirambu, Poço Redondo, Poço Verde e São Cristóvão.

Na avaliação da Assessora da Emdagro, Angélica Freitas, o trabalho foi bastante proveitoso. “Porque percebemos que os grupos produtivos das mulheres sergipanas estão conscientes da importância da organização para o fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental, sobretudo, do país”. Segundo ela, “o sentimento percebido quando da apresentação do Edital para concorrerem ao prêmio é de valorização e reconhecimento do papel dessas mulheres na produção da agricultura familiar, na participação na renda familiar, na segurança alimentar e nutricional e na melhoria da qualidade de vida das famílias”.

Já a representante da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas, Fátima Fontes, disse que “esse trabalho, em parceria com a Emdagro, foi o ponto de partida para outras ações que pretendemos desenvolver conjuntamente, na perspectiva de contribuir para a autonomia econômica, financeira e social das mulheres rurais.

“Autonomia com direito ao trabalho, a renda, a saúde, a moradia enfim, a melhor qualidade de vida. Por isso, pretendemos fortalecer essa parceria para execução de projetos de desenvolvimento rural e da agricultura familiar que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da organização produtiva das mulheres rurais em nosso Estado”, concluiu Fátima.

Além da Assessora Angélica Freitas e da representante da SEPPM, Fátima Fontes, participaram da reunião a articuladora de Metodologias Participativas da Emdagro, Abeaci dos Santos e a Assessora da SEPPM, Rozimeire Santos.


O prêmio

O Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, é um concurso onde concorrerão experiências de grupos e organizações produtivas constituídos por mulheres rurais do campo e da floresta, que estejam contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O concurso vai selecionar as 30 melhores experiências e a premiação será a entrega de troféus pela participação, sendo que, desse universo, os dez primeiros receberão um prêmio de 20 mil reais cada um.

Fonte: Ascom Emdagro


Nenhum comentário:

Postar um comentário