10 de outubro de 2013

XII JOGOS DOS POBOS INDIGENAS ACONTECEM EM CUIABA - MATO GROSSO

  
O lançamento dos XII Jogos dos Povos Indígenas aconteceu no último dia 09 de agosto, data em que se comemora o dia internacional dos Povos Indígenas, no Palácio do Governo em Cuiabá. 

Na cerimônia estiveram presentes representantes do Comitê Intertribal, do Ministério do Esporte e do Desenvolvimento Agrário, do Governo do Estado do Mato Grosso e da Prefeitura de Cuiabá, da SEPPIR, da UFMT, entre outras autoridades indígenas e não indígenas. 

A presença do representante do Governo da Bolívia.



Além do evento oficial, foi feita a cerimônia indígena de benção e proteção da Terra, pelos pajés dos povos, Bororo, Paresi e Manoki. 

O ritual realizado no mesmo dia ao final da tarde, contou com danças, rezas e o plantio de uma muda de Ypê pelas crianças indígenas e não indígenas presentes. 

A cerimônia demonstra o caráter de integração dos Jogos dos Povos Indígenas, esta maneira de conhecer e ser conhecido, de trocar saberes para construir juntos.

Este ano os Jogos dos Povos Indígenas em sua XII edição irá contar com a presença de 16 povos estrangeiros vindos desde as Américas, Europa e Oceania, além dos 48 povos indígenas brasileiros convidados. 

São apresentações de danças, cantos, rituais, jogos e esportes tradicionais. Entre as práticas mais populares, estão o tiro com arco, a corrida com toras e a canoagem. 

Além da Oca da Sabedoria, Oca Digital e da Feira de Artesanato, duas novidades estão sendo muito aguardadas pelos participantes e público; a Oca Literária que reúne obras de escritores indígenas e a Feira de Agricultura Tradicional Indígena que traz a produção da sua agricultura tradicional e promove a troca de sementes. 

Os XII Jogos dos Povos Indígenas acontecem de 08 a 16 de novembro de 2013' na região do Sucuri em Cuiabá-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário