14 de março de 2012

Prefeitura de Colniza e Empaer realizam IV Encontro de Mulheres Rurais

 Acontece nesta quinta-feira (08.03), o IV Encontro de Mulheres Rurais, no município de Colniza (1065 km a Noroeste de Cuiabá), realizado pela Prefeitura Municipal e com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O tema do encontro é a mulher rural contribuindo com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. O evento será realizado na Escola Municipal Bom Jesus, a partir das 7 horas, com encerramento às 16h30. Está previsto a participação de 1. 200 mulheres de 19 comunidades rurais.

A técnica em economia doméstica da Empaer e membro da comissão organizadora, Conceição Santana Ribeiro, fala que o evento é realizado no mesmo dia que comemora o Dia Internacional da Mulher proporcionando integração e entretenimento entre as mulheres e jovens das comunidades rurais em diversas atividades tais como, palestras, exposições de artesanatos, recreação, feira da agricultura familiar apresentando à culinária e outros.

Durante o encontro, a juíza do trabalho, Karina Correa Marques Rigato, profere palestra sobre os direitos das mulheres rurais, a superintendente de apoio as políticas de incentivos as mulheres e jovens rurais, Nilza Amaral, aborda o papel da mulher rural em contribuição com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. As participantes poderão utilizar os serviços oferecidos como, limpeza de pele, maquilagem, corte de cabelo e orientações sobre a saúde da mulher.

Conforme Conceição, o objetivo do evento é auxiliar as mulheres com informações que possam ajudá-las a investirem na propriedade e também na vida pessoa. Com uma população de 4.500 famílias de agricultores familiares, o município de Colniza tem como a base da economia a pecuária com um plantel de 241.609 cabeças de bovinos e mais de 12 mil hectares de café. Participam do encontro representante de seis áreas de assentamento e 13 comunidades tradicionais.

Fonte: Rosana Persona (jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário