14 de março de 2012

Agroindústria de polpa de frutas começa a funcionar em abril na região de Peixoto de Azevedo

Com recursos na ordem de R$ 40 mil, do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), produtores do Assentamento Rural Cachimbo I e II, Padovani e São José União localizado no município de Peixoto de Azevedo (691 km ao Norte de Cuiabá), no distrito União do Norte, implantaram uma agroindústria de polpa de frutas com capacidade para produzir 150 quilos de polpa por dia. A agroindústria beneficiará 500 produtores que pretendem vender os produtos para a merenda escolar, comércio local e na capital.


O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Itamar de Andrade fala que os produtores irão produzir polpa de manga, cupuaçu, açaí, buriti, caju, abacaxi e outros. Ele comenta que o prédio da agroindústria já foi concluído, os equipamentos já chegaram e aguardam a vistoria dos técnicos da Caixa Econômica Federal para liberar o funcionamento da agroindústria.

O secretario Adjunto de Obras Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jean Nunes, esclarece que já foi solicitado a vistoria da obra pelos técnicos e acredita que até o início do mês de abril, as despoldadeiras de frutas estarão em pleno funcionamento. A Sedraf é gestora do programa e responsável pela construção do prédio e aquisição de equipamentos. A Empaer elabora o projeto e presta assistência na execução da agroindústria. Participam também, as prefeituras municipais e organização de agricultores.

Itamar ressalta que a Associação Renascer, articulada pelo produtor rural, Ambrósio Pereira de Carvalho, juntamente com a comunidade identificaram a necessidade de verticalizar a produção, permitindo maior agregação no valor final do produto, e conseqüentemente maior renda para o agricultor familiar. “Os produtores estão aguardando ansiosos o funcionamento da agroindústria e será mais uma alternativa positiva de trabalho, lucro e renda”, destaca Andrade.

Serão instaladas unidades demonstrativas aproveitando as culturas nativas da região com o plantio de manga da variedade coquinho, consorciada com açaí e cupuaçu. Segundo Itamar, para produzir frutas o ano todo, os produtores buscam recursos do governo federal para financiar equipamentos de irrigação
Fonte: Rosana Persona (jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário