8 de novembro de 2011

Mato Grosso é pioneiro em trilha para deficiente visual






Lançado na manhã desta terça-feira (08.11), a primeira trilha para deficientes visuais do país. Algo semelhante apenas a pista de caminhada para cegos no município de Socorro, em São Paulo que é referencia em turismo de acessibilidade, no Brasil.

O percurso de 440 metros esta localizado em Chapada do Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá), no Vale da Benção – Espaço Turístico Chapada Aventura, tem como diferencial associar lazer e conhecimento. A trilha possui cordões e sinalização tátil de onde o visitante pode conhecer um pouco sobre as 32 espécies nativas catalogadas em braile.

Para Jackson Mercado Freitas que participou do processo de construção da trilha a oportunidade é única. Ele comenta que só de sentir o cheiro da mata já tira todo seu estresse. “Por não enxergar tenho meus outros sentidos apurados consigo relaxar apenas com o vento. O espaço é formidável eu recomendo”, disse.

Ao todo 12 pessoas do Centro de Apoio a Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) participaram do processo de validação da trilha que obedece às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Foi uma experiência maravilhosa durante três dias estudaram o percurso da trilha e tiveram mais uma semana de Curso de Orientação e Mobilidade aos guias do espaço Chapada Aventura”, frisa a coordenadora técnica do Casies, Silvana Consuelo.

Toda iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Mato Grosso, Secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e Prefeitura de Chapada e faz parte do projeto de Formatação de Produtos Turísticos que busca melhorar a competitividade turística de Chapada e conseqüentemente de Mato Grosso.

Representando a secretária Teté Bezerra, o coordenador de Turismo Rural da Sedtur, Geraldo Lucio, comenta a importância de Mato Grosso esta preocupado em explorar o Turismo Especial que segundo ele será referência para outros estados e municípios. “Saímos na frente. Agora é melhorar cada vez mais, pois potencial nós temos e beleza natural também que precisa se explorado”, completa.

Para a diretora do Sebrae, Eneida Maria Oliveira, o projeto é pioneiro e piloto, tem como objetivo ser aperfeiçoado, pois é um nicho de mercado que vem se destacando. “Queremos que os participantes se sintam a vontade em nos dar sugestões de melhorias e se possível contribuir com orientações”, disse.

Já o vice-prefeito de Chapada, Elias Santos se mostrou empolgado com a trilha. Preferiu fazer o percurso com os olhos atados. “Quis sentir o que uma pessoa com deficiência visual sentiria. É uma sensação de dependência e ao mesmo tempo de liberdade. Foi uma experiência desafiadora. Aconselho que todos façam o mesmo”, frisou.
Informações Interessados devem agendar antecipadamente pelo site www.chapadaaventura.com.br ou pelo telefone (65) 9224-1690, pois é necessário o acompanhamento de um guia durante o percurso.






































































































Fonte: SEDTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário