23 de junho de 2011

A importância do turismo para a economia







A Atividade turística é um setor da economia que está totalmente relacionada às condições geográficas e depende para o seu sucesso de uso intenso com combinação racional.

O turismo para o seu desenvolvimento depende das seguintes características.

Das Paisagens Naturais: (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade dos riachos, rios e oceanos)

Das Características Culturais: (paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais,

Dos Fatores Econômicos: estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.).

Fatores Sociais: É impossível desenvolver o turismo sem o envolvimento humano.

As atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, aliadas ao esforço do homem e passam a transformá-lo em um espaço de consumo para sociedade a medida em que ocorra a motivação e pré disposição por parte da mesma.

A paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa, outro interesse do turista está relacionado com a gastronomia, “o que irei degustar onde estarei”.


O conceito de espaço destinado ao turismo quando ocorre uma interferência humana e a produção artificialmente de áreas de lazer, de seu contexto cultural ou mesmo da paisagem natural, independe de sua história, pois a exemplo de muitos como: Beto Carreiro em Santa Catarina, que é um parque temático que explora muito os cenários do velho West e do bang bang italiano.

Las Vegas é um excelente exemplo de espaço produzido artificialmente para exploração do turismo, além de se comportarem como pólos emissores, funcionam também na captação e na distribuição da demanda turística de Las Vegas, provenientes do mundo todo que utilizam seus modernos aeroportos para baldeação para a capital mundial do jogo.

Como produto de consumo, às vezes o turismo depende de que esse espaço seja produzido para que possa desenvolver-se como atividade econômica, da mesma forma para ser visto como uma atividade de consumo, no entanto é muito importante saber que o espaço geográfico requer cuidados de pessoas que estabelecem uma relação com ele, não apenas pensando no momento e em coisas que são passageiras, mas que pense em utilizar de forma sustentável e racional.

As grande redes de resorts, parques temáticos, hotéis guias, agências especializada, operadoras e agências de viagens formam uma rede de interesses em que o papel do Governo é de fundamental importância na definição de políticas públicas, no planejamento e na criação de infra-estruturas e serviços necessários e adequados tais como:

Rodovias, estradas, aeroportos, portos e rede de água e esgoto, aeroportos, rodoviárias, terminais turísticos, sinalização, pórticos de entrada, Centros de atendimentos aos turistas, segurança, hospitais, bancos, visando atender ao volume de visitantes (turistas) que formam uma população temporária estabelecida em determinado local.

O Trade Turístico também conhecido como negócios do turismo, formam o conjunto de atividades relacionadas ao turismo é tem se revelado como um dos principais negócios do mundo e tem sido uma das atividades que mais tem crescido nos últimos anos.

Na economia o turismo apresenta um faturamento na última década que o coloca o setor lado a lado da indústria petrolífera, da indústria automobilística, da indústria de armamentos e dos serviços financeiros.

Países como França, Alemanha, Portugal, Áustria, Suíça e outros da Europa tem sido os mais importante destino de turistas, com uma grande vantagem sobre os demais destinos mundiais, tudo isto devido a seus atrativos históricos e culturais: monumentos, museus, arquitetura, espaços públicos, além da costa mediterrânea, muito procurada nos meses de verão, principalmente pelos próprios europeus, e dos Alpes, cobiçados durante o inverno.

Tudo isto levando em conta os fatores que a Europa possui como infra-estrutura para receber o grande fluxo anual de pessoas de fora, que, em alguns países supera em volume a própria população residente, fenômeno comum no advento do turismo do mundo.

Os países mais visitados da Europa são a França, a Espanha, a Itália, o Reino Unido e a Alemanha.

Na América os Estados Unidos de forma individual lidera o rankig, como um grande recepto de turistas, obtendo a maior entrada de divisas com o setor: o país fica com a sexta parte de toda a receita obtida com o turismo internacional.

O ecoturismo tem sido uma modalidade vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas, principalmente a partir do início dos anos setenta, quando da discussão das questões ambientais que se transformou em assuntos internacionais, sensibilizando pessoas de todo o mundo.

O Ecoturismo é praticado por uma pequena fatia de pessoas com ênfase como destino de turismo internacional: cerca de 5% do volume total dos mais de 700 milhões de pessoas que viajaram pelo mundo dados de 2003.

O seu crescimento tem sido progressivo, porém de forma lenta, muito investimento tem sido feito internacionalmente para explorar as potencialidades do turismo em áreas naturais.

ALERTA QUE SERVE PARA TODO BRASIL NÃO EXLUINDO O ESTADO DE MATO GROSSOO ecoturismo é praticado no mundo todo, porém, na América Latina muitas vezes por empresas não especializadas ou por guias improvisados, que levam os turistas a programas sem nenhuma preocupação com a conservação ambiental, fundamental nesse tipo de atividade, permitindo que os visitantes joguem lixo pelo caminho, capturem animais, façam fogueira na mata ou retirem pedaços das formações rochosas de uma caverna.

Este Caderno Temático (VIII) é subordinado ao tema Marketing & Turismo e está dividido em várias secções, conforme segue:

Pesquisa na Base Bibliográfica da Biblioteca

Desenvolvimento turístico
»»»

Destinos turísticos »»»

Indústria do turismo »»»

Marketing de serviços »»»

Marketing turístico »»»

Produtos turísticos »»»

Turismo cultural »»»

Turismo rural »»»

Sites de interesse »»»

Periódicos disponíveis na Biblioteca em formato papel »»»

Periódicos disponíveis na Biblioteca em formato electrónico »»»

Documentos disponíveis no Repositório do ISCTE-IUL »»»




Elaborado: Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário