23 de junho de 2011

Conheçam um pouco sobre a Amazônia Mato-grossense com destaque para o município de Alta Floresta: Biodiversidade amazônica







Ao norte de Mato Grosso. Esta a 876 Km de Cuiabá, capital do Estado.

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pelas rodovias BR-163 ou MT 208.

Por Ar: Vôos regulares partindo de Cuiabá; alem disso, existem agencias de táxi aéreo.

Ao norte de Mato Grosso, em um dos mais ricos trechos da Amazônia brasileira, encontra-se o Pólo de Ecoturismo da região norte. São atrativos únicos e diferenciados, tais como o Parque Estadual Cristalino, o Sítio arqueológico da Pedra Preta, o rio Teles Pires, com a cachoeira de Sete Quedas e corredeira dos Andradas, o Lago Azul, o rio Cristalino, os rios São Benedito e Azul.

A biodiversidade da região é objeto de constantes estudos científicos. O projeto Carbono MT, desenvolvido na RPPN do Cristalino, estuda as emissões e captações de gás carbônico da floresta, para definir sua influência no clima do planeta.

A riqueza da avifauna, internacionalmente reconhecida, assim como de primatas e da flora amazônica, fazem desta região um paraíso para os ecoturistas e pesquisadores.

Das 1.600 espécies de aves brasileiras, cerca de 600 encontram-se aqui.

Os municípios de Alta Floresta, Paranaíta e Novo Mundo constituem o núcleo inicial de ecoturismo da Amazônia mato-grossense, com diversas pousadas e infra-estrutura para observação de aves, ecoturismo, pesca esportiva (pesque-e-solte) e turismo de aventura.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário