estrutura

13 de outubro de 2025

Resumo sobre Agricultura Familiar e o Turismo de Experiência - Por Geraldo Lúcio

 

A agricultura familiar e o turismo de experiência se conectam ao integrar os produtores rurais ao mercado turístico, proporcionando uma nova fonte de renda para as famílias do campo e oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar ativamente a cultura e o cotidiano rural. 

Essa parceria promove o desenvolvimento local, a valorização de produtos regionais, a preservação do meio ambiente e da cultura local, ao mesmo tempo que garante ao turista experiências autênticas e sensoriais, como participar do plantio, da colheita ou da transformação de alimentos. 


O que é a conexão 


O turismo rural em propriedades familiares é uma fonte alternativa de renda para os agricultores, que muitas vezes complementa os ganhos da produção agrícola. 

Os Turistas participam ativamente do dia a dia da propriedade, como o processo de produção de um café, laticínios ou cachaça, despertando seus sentidos e aprofundando o conhecimento sobre a origem dos alimentos. 

A atividade contribui para a preservação da cultura local, do artesanato e da culinária tradicional. Também incentiva a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, já que as práticas da agricultura familiar frequentemente são mais sustentáveis. 

A parceria fortalece as cadeia produtivas, pois os turistas tem acesso a produtos frescos e de qualidade, enquanto o agricultor ganha visibilidade e novos mercados. 

Exemplos práticos 


Participar da lida em lavouras desde preparo de solo, tratos culturais, colheita, comercialização em feiras e mercado institucional.


Participar de lidas com gado e pequenos animais com suínos, aves, ovinos, caprinos, piscicultura e apicultura.


Acompanhar todo o processo de produção de cachaça, desde o corte da cana até a degustação de caldo de cana, melado, rapadura. 


Participar da colheita de café, limpeza, torragem, moagem e de degustar diferentes preparos do produto. 


Aprender como o leite é transformado em queijos, manteigas, yorgutes, doces e outros produtos derivados. 


Experimentar a gastronomia  local preparada com ingredientes produzidos na propriedade ou na região. 


Conhecer a herança história e culturais da localidade e da região.


Conhecer o patrimônio histórico e cultural material e imaterial do local e região.


Interagir com as manifestações culturais do local e da região.


Geraldo Donizeti Lúcio  é especialista em Turismo Rural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário