16 de setembro de 2023

Barra do Garças sedia Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar e Turismo Rural

 



14 de Setembro de 2023 às 15:04
Evento contou com a participação de 80 pessoas entre produtores, gestores e especialistas nas cadeias produtivas
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


Empaer
A | A
Oportunidades e desafios na agricultura familiar- foram os assuntos abordados na segunda edição do Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso - promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Ocorrido nesta quinta-feira (14.09), no Parque de Exposição de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), contou com a participação de 80 pessoas entre produtores, gestores e especialistas nas cadeias produtivas da bovinocultura, fruticultura , apicultura, turismo rural e piscicultura.

Para o produtor Valdir Barbosa Honorato que vive com a família no sítio Menino de Deus, na comunidade Vale dos Sonhos, em General Carneiro, veio participar do fórum para ampliar seu desejo de montar uma propriedade rural e ecológica direcionada ao turismo. “Minha esposa já aluga casas por temporada. Agora, queremos ampliar o empreendimento nessa linha e sempre pensando na proteção da natureza. As experiências desde o crédito rural, os sistemas de inspeção e empreededorismo apresentados abriram meu horizonte. Levo para casa várias ideias e boas perspectivas”.

Exemplo da palestra do empreendedor e pelegrino, Valdizar Andrade que vê o fórum como uma oportunidade para aproximar os segmentos que representam o meio rural. “Aqui trocamos experiências, geramos network e intercâmbio de negócios, além de mostrar os desafios e os resultados que as cadeias produtivas proporcionam. Mesmos com todas as dificuldades ainda reforço que vale a pena investir no segmento rural”.

Valdizar ainda contou sua experiência de já ter caminhado 5 mil quilômetros de trilha pelo mundo e como é ser empreendedor no meio rural. “Sou proprietário da pousada Recanto de Compostela, no município de Jangada e todos os dias tenho a satisfação de repetir que o investimento dá trabalho, mas também muita satisfação”. 


Na programação, aconteceu a entrega simbólica de 40 cortadores de baru que serão disponibilizados na comunidade indígena Bakairi, localizada no município de Paranatinga. Representantes da empresa Flora do Cerrado e do Instituto Flora Nativa falaram sobre o trabalho e apresentaram os produtos produzidos a base da amêndoa e da casca do baru. 

Abertura

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Denise Avila Gutterres, fez um panorama de todo trabalho desenvolvido pela empresa no estado, desde a sua fundação até os dias de hoje.  “A Empaer é uma empresa pública ligada a Seaf que atende os 141 municípios por meio de pesquisa, assistência técnica e extensão rural junto a agricultores familiares, assentados e povos e comunidades tradicionais que representam 20% da população de Mato Grosso”.

Segundo Denise, a ideia de promover o fórum é agregar conhecimento, experiências e mostrar desafios, porque o segmento depende de vários fatores e entre eles a persistência do produtor em acreditar e buscar conhecimento por meio dos técnicos e pesquisadores. “A equipe é multidisciplinar com várias especialidades e compõem o quadro de técnicos extensionista rurais/sociais e pesquisadores que atuam em todo Mato Grosso”.

Na sequência das palestras, o veterinário Eduardo Dantas destacou sobre a Formalização Sanitária da Agricultura Familiar com destaque para o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf).


O superintendente da Seaf, Alan Ojeda, falou sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário com particularidades de acesso e perfil. A coordenadora do Projeto Floresta Mais Amazônia – PNUD, Patrícia Palermo falou do objetivo da iniciativa que é piloto. “O projeto Floresta + Amazônia desenvolve um programa de serviços ambientais para conservação e restauração da vegetação nativa e fortalecer a implementação do  ENREDD + do Brasil, por meio de melhorias em sua estrutura e sistemas de governança”.

Sobre o turismo rural, foram duas palestras, a primeira com Robson Junior Hartmann,  turismólogo da Empaer que destacou sobre a caminhada na natureza que é promovida em parceria com a prefeitura de Mirassol D´Oeste, denominada de Circuito Moradolense de Caminhadas da Natureza 2023.  Na segunda, o técnico da Empaer, Rafael Simões falou sobre a experiência em promover a trilha Chapadão dos Parecis que ocorre no município de Nortelândia.

Aconteceu ainda a explanação da experiência da agroindústria em cachaças, derivados da banana  e o funcionamento do Empório Serra Pantaneira com a empreendedora criativa e social, Zilair Martins. Na mesma linha, o médico Silas Vicente Barbosa Júnior que falou desafio de manter sua agroindústria Queijaria da Quinta da Cartucheira, em Nossa Senhora do Livramento.

Também esteve presente no evento o secretário de Turismo de Barra do Garças, Elcio Mendes, o coordenador de Ater, Glieber Henriques Beliene, coordenador regional Camilo Sávio Tavares Lopes,  equipes locais e regionais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário