19 de maio de 2023

Roda de conversa visa trazer desenvolvimento no turismo e cultura em Leverger

 

Visando potencializar, fomentar e desenvolver a cultura e turismo no município, uma roda de conversa foi promovida na tarde da última quinta-feira, 18.05.2023, entre a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), juntamente com artistas e artesões de Leverger, para debater quais são as formas viáveis de ações, que podem ser feitas com grupos folclóricos.

“Boi-à-Serra; Cururu; Siriri e Festas de Santos, são as tradições repassadas de geração para geração”.

Durante o debate, diversas propostas foram apresentadas pelos coordenadores dos grupos que mantém viva as tradições e os costumes no município, dentre elas estão: Capacitação dos membros das agremiações, criação de espaço para exposição de produtos artesanais, incentivos a cultura, criação de planilhas de mapeamento estratégicos, como também, outros temas que proporcionam o desenvolvimento do setor.

Leverger, é conhecida por suas belezas naturais, pontos turísticos que contribuíram para o desenvolvimento da economia do estado de Mato Grosso, como as usinas açucareiras, Itaicy; Maravilha; São Sebastião; São Miguel; Barra do Aricá; Tamandaré e Conceição, que ficam as margens do Rio Cuiabá, afluente do município.

 De acordo com Keiko Okamura, superintende da Secel, o principal objetivo é promover a economia no município, por meio do turismo e da cultura local.

“Estamos visitando várias cidades, colhendo informações relevantes, que apontam quais são as necessidades de investimentos, e Santo Antônio, é o município ao qual estamos realizando esse levantamento, para possíveis destinação dos recursos, que tem com o objetivo, desenvolver as ações”, disse Keiko.

Harielson Ricardo, “Dôdo”, o novo secretário da Pasta, ressalta que existem desafios, mas que momentos como esse, são essenciais para absorver informações que levam ao desenvolvimento dos trabalhos.

“Estamos aqui, buscando da melhor forma, levar até aos membros dos grupos folclóricos, ações que possam melhorar e potencializar o desenvolvimento cultural de nossa cidade”, apontou Harielson.

Para a prefeita, Francieli Magalhães, o município precisa criar opções aos visitantes, já que diversos investimentos estão sendo feitos, melhorando a trafegabilidade e logística da cidade.

“Novo Hospital, asfaltos que ligam as comunidades rurais, Orla e iluminação de vias, são investimentos que contribuem para fomentar o crescimento econômico do município, facilitando as visitações das pessoas que chegam em Leverger, e a parceria com o governo estadual, por meio da Secel, é essencial, quando visa ampliar o desenvolvimento dos pontos turísticos”, finalizou Francieli.

Fotos: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário