14 de maio de 2023

Excursão Missão Tecnica café, leite, cacau para Rondônia


O Agente Tecnico da EMPAER Central Geraldo Donizeti Lúcio participa da Expedição Mato Grosso para Rondônia: para vivenciar experiências do cacau ao chocolate e do leite ao café l, o seu objetivo enquanto especialista em Turismo Rural é de fazer um paralelo dosa cadeias produtivas visitaras para uma  prospecção para o  desenvolvimento do Turismo Rural  em Mato Grosso.


Em uma semana  do dia 14 a 21 de maio de 2023 a expedição passará pelos municípios de Ouro Preto do Oeste, Jaru e Cacoal - visitando diferentes propriedades rurais produtivas.  


Geraldo comenta que o o seu olhar na expedição será para o Turismo Rural  que é um segmento econômico, social e ambiental que se apropria dis saberes, fazeres e sabores do homem do campo e os transforma em produtos para venda aos turistas, diz também que o TR é um ajuntamento de vários arranjos produtivos no meio rural que compõe um destono, um atrativo, uma atividade ou ação turística.


Nesta expedição estão indo cerca de 40 pessoas e conta com técnicos  da Seaf, Empaer,  com a participação de agricultores familiares, indígenas, Consórcio Vale do Juruena e autoridades políticas.


Trata - se de um projeto que está sendo desenvolvido no município de Aripuanã e usa Sistemas Agroflorestais (SAFs) junto a seis famílias de agricultores, sendo desenvolvido no município de Aripuanã e usa Sistemas Agroflorestais (SAFs) junto a seis famílias de agricultores.


Quem coordena o projeto é o engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz Ramos, ele explica 

que o projeto irá oportunizar troca de experiências de produção de cacau, leite e café no estado de Rondônia para uma comitiva de 40 pessoas entre agricultores familiares, indígenas, servidores, representante do Consórcio Vale do Juruena e autoridades.  


O projeto “Sistemas Agroflorestais manejados participativamente com tecnologias agroecológicas”, está sendo realizado pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Prefeitura de Aripuanã, e apoiado pelo Programa REM.


A programação conta com apoio do agente de negócios do Senar de  Ouro Preto do Oeste, Leandro Ezequiel Oliveira e da  Emater-RO (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia). 


No percurso, o grupo terá oportunidade de conhecer, por exemplo, um viveiro profissional de produção de mudas de cacau, destacando seleção de material genético clonal, de enxertia, plantio, podas, produção de leite e café. 


O “Sistemas Agroflorestais manejados participativamente com tecnologias agroecológicas” – está sendo desenvolvido no município de Aripuanã (a 1002 km de Cuiabá) usando Sistemas Agroflorestais (SAFs) em propriedades de agricultura familiar e terras indígenas da Região Noroeste de Mato Grosso.


O projeto tem no seu escopo transformar as  propriedades envolvidas em “Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras” de tecnologias agroecológicas e modelo de assistência técnica e extensão rural.  O olhar do Agente Tecnico Geraldo está para o Turismo Rural na Agricultura Familiar uma vez que estas propriedades terão um chamamento muito grande para as visitas técnicas e de conhecimento e tido este fluxo para a Organização Mundial de Turismo é conceituado e segmentado como Turismo Rural deixando uma moeda nova na propriedade, comunidade e município finaliza Geraldo. 


O Programa REM MT (REDD Ealy Movers Mato Grosso) é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), ao estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2006-2015).


Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o programa beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas, e fomenta iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir emissões de CO2 no planeta. 


O programa tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Galeria de fotos






















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário