11 de maio de 2023

COMITÊ DO GEOPARQUE CONSTRÓI ROTEIRO PARA VISITA DE AVALIADORES DA UNESCO

 


Autor: Lenia Freitas 


Imagem principal da Notícia

Na última terça-feira (09) o comitê do Geoparque de Chapada dos Guimarães se reuniu na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente para tratar da visita dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Uma atividade que faz parte do processo de recebimento da certificação do município como o Selo Geoparque.

Durante a reunião, os membros do comitê discutiram sobre o roteiro em que os avaliadores irão percorrer entre os dias 10 e 13 de junho. A  proposta é que possam conhecer a riqueza que Chapada tem a oferecer,  como os geossítios das Cavernas, Morro do Cambambe, Véu de Noiva, Trilha dos Fósseis e Rota das Cachoeiras.

Para buscar o título de geoparques, os idealizadores do projeto Geoparque têm promovido ações nas últimas semanas como o curso online "Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães”, O Geodia,  que é a exibição do Documentário sobre o Geoparque Chapada dos Guimarães para os alunos da rede municipal e encontro com o grupo de bordadeiras Entre Rios de Chapada dos Guimarães, apresentação dos geoprodutos e discussão de ideias de como incluir o geoparque nos temas dos bordados. Todas iniciativas  são com  intuito de  envolver os moradores e fortalecer a candidatura do município visando alcançar o título de Geoparque Unesco.

De acordo com o comitê, a expectativa é grande, e é importante que os moradores do município se envolvam e tenham o conhecimento sobre o projeto Geoparque Chapada dos Guimarães, pois são sete anos de estudos para esta avaliação. 

Geoparque Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães está na lista dos aspirantes ao título de Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por ter sítios e paisagens de relevância geológica.

Junto com Chapada dos Guimarães, o Uberaba (MG) também enviou dossiê para avaliação e também pode ser reconhecido internacionalmente. Atualmente, existem 177 Geoparques Globais da Unesco, em 46 países. No Brasil, existem três geoparques reconhecidos: Araripe (CE), Seridó (RN) e Cânions do Sul (RS/SC).

Os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Nestas áreas são priorizadas a conservação e o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário