9 de abril de 2023

A Agricultura Familiar é vista na mesa


 Na agricultura familiar a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda

Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia


No Brasil, a agricultura familiar está presente em quase 85% das propriedades rurais do país. 

Cerca de metade desse percentual está concentrado na região nordestina

O nordeste é responsável por cerca de 1/3 da produção total.

A agricultura familiar do estado de Mato Grosso representa 68,79% dos estabelecimentos agropecuários, porém ocupa apenas 9,34% da área ocupada por estes

A maioria dos agricultores familiares possui idade superior a 35 anos, com ensino fundamental incompleto e são do sexo masculino.

É importante valorizarmos o agricultor e a sua permanência no campo, compreendermos a interdependência existente entre o espaço urbano e o espaço rural; as diferenças entre a produção agrícola empresarial, chamada de “agronegócio” e a “agricultura familiar”, sendo essa última a responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos básicos que chegam as nossas mesas diariamente.

Quando se consideram alimentos consumidos no país, 70% vêm da agricultura familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pequenos agricultores que plantam para abastecer a família e vendem o que sobra da colheita – como mandioca, feijão, arroz, milho, leite, batata. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário