8 de março de 2023

Fotos do Geraldo Lúcio e do Francês Jean Marrie no Sesc Serra Azul em Rosário Oeste - MT

 


No dia 08 de março de 2023 o agente técnico da COATER/EMPAER Geraldo Donizetii Lúcio esteve juntamente com o Francês  Jean Marrie realizando uma  visita  técnica na Fazenda, Unidade de Preservação Ambiental  do Sesc onde está a Unidade  Turística com atrativos de Aventura  Denominado “Sesc Serra Azul”. 

Na visita ao Sesc Serra Azul o Geraldo Lúcio e Jean Marrie foram recebidos pelo Coordenador Geral da Unidade Anderson Florêncio e Engenheira Florestal Diana Suzete.


Os representantes do Sesc numa rápida reunião apresentaram a unidade de preservação e após foram conhecer as atividades de turismo de aventura e pedagógicas  existentes.

O Sesc Serra Azul localiza-se na região oeste do município de Rosário Oeste, no Estado de Mato Grosso, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho, abrangendo uma área de 5.700 hectares. O acesso a partir de Cuiabá é através da rodovia Emanuel Pinheiro (BR-251) pela saída norte. Após percorrer 16,5 Km, adentra-se à esquerda no trevo no sentido do lago da UHE do Manso pela MT-351. Percorre-se 116,2 Km, numa via principal pavimentada, passando pela ponte próxima à barragem da UHE Manso (77,5 Km), até o trevo que dá acesso ao distrito de Bom Jardim, já no município de Nobres. Deriva-se à direita na MT-241 por mais 5,5 Km até Bom Jardim. Deste Distrito, continuando pela mesma rodovia, após percorrer 6,1 Km numa estrada não pavimentada, passando pela ponte sobre o rio Cuiabazinho (divisa dos municípios de Nobres e Rosário Oeste), adentra-se numa vicinal à esquerda, percorre-se 3,5 Km e adentra-se a porteira de entrada do Sesc Serra Azul.

Com mais de 5 mil hectares, o Parque Sesc Serra Azul é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Nobres, a Cachoeira Serra Azul. Com queda de 50 metros, ela é rodeada de paredões de arenito, que formam o lago cristalino para flutuação. Para chegar até ela, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. A tirolesa tem 700 metros e facilita a descida após a cachoeira. O parque oferece ainda arvorismo, cicloturismo e passeio de 4x4.


A presença da onça-pintada, na terra, e o gavião-real no ar do Parque Sesc Serra Azul, são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense. Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de cinco mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro. O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas.

O Cerrado é conhecido por ser a caixa d’água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul, colabora, portanto para a conservação do Pantanal também.




Em suas visitas Jean Marrie fala  das experiências na França em Caminhadas na Natureza e turismo rural na França e Brasil. 

Ele fala sobre a Confederação Internacional da Caminhada na Natureza ma Europa, pelo IRCOD (Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento) e o International Federation of Popular Sports – IVV (federação internacional com sede na Alemanha) que atuam em mais de 40 países.

No Brasil o IRCOD e IVV tem parceria com a ANDA BRASIL - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE ESPORTES POPULARES - Caminhadas na Natureza, que orienta a formatação dos Circuitos, credencia internacionalmente e promove o desenvolvimento territorial sustentável com foco no turismo, de forma a valorizar os espaços rurais e a integração urbana/rural.

A intenção da visita  do Jean Marrie é de nos ajudar retomar a realização das Caminhadas na Natureza em Mato Grosso.


Jean Marrie é Engenheiro Agrônomo 

Foi Gerente do Grand Ballon que é o ponto culminante dos Vosges, situado a 25 km ao noroeste de Mulhouse. 

Alguns o chamam de ballon de Guebwiller, do nome da cidade mais próxima, situada a 8 km a leste. 

Seus 3.000 km² fazem dele um dos maiores Parques Naturais da França. 

14 picos culminam, incluindo o maior, o Grand Ballon d'Alsace, 1424 metros acima do nível ...




























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário