15 de março de 2023

EMPAER recebe Comissão Indígena e discute a participação deles na FIT PANTANAL no espaço do Turismo Rural e Agricultura Familiar.

 


No dia 15 de março de 2023 o Agente Tecnico da COATER/EMPAER Geraldo Donizeti Lúcio, recebeu uma Comissão Indígena de Nobres, Paranatinga, Barra dos Bugres e Gaúcha do Norte, onde em uma reunião no escritório Central discutiram a participação deles  na Feira Internacional de Turismo do Pantanal - FIT PANTANAL 2023.


Durante a FIT Pantanal a EMPAER e SEAF estarão realizando o “ENCONTRO DE TURISMO NO MEIO RURAL e  AGRICULTURA FAMILIAR”. 

Este encontro terá temas interessantes pautados em  Produtos e Potencialidades do Turismo no Meio Rural, Agricultura Familiar,  Produção Associada ao Turismo, Caminhadas na Natureza, Agricultura Indígena e Quilombolas.


Estes temas estarão em um espaço destinado a exposição e vendas de produtos  e outro espaço para apresentação teórica das experiências e debates de projetos nos temas supra citados 


O Felisberto Cupudunepa Presidente da Cooperativa de Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil / COOPAIBRA achou muito importante o convite e a proposta e prometeu juntamente com os demais indígenas que estavam na reunião, fazer uma apresentação da COOPAIBRA , nos cenários passado, presente e futuro e querem atender turistas em suas aldeias.


Já o  José Carlos Extensionista Rural da EMPAER, disse que estará organizando a participação dos indígenas no evento e que se encarregará de convidar o Cloves Cardoso Secretário Adjunto da SEAF para estar na mesa com ele para debaterem o Empreendedorismo Indígena através da COOPAIBRA.


A Cooperativa de Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil / COOPAIBRA está presente em 08 estados da federação sendo: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Para e Distrito Federal,  com 20 Etnias participantes com várias aldeias e 500 cooperados, desenvolvem nas aldeias  as cadeias produtivas do café, algodão colorido, mandioca, arroz, pecuária, artesanato e turismo, os cooperados são agricultores familiar  beneficiários do PRONAF. 


Estavam presentes na reunião, Edson de Oliveira Santos Vice Presidente da Cooperativa de Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil / COOPAIBRA, Genivaldo - Etnia Bakairi, Neuzinho - Etnia Umutina, Tata Etnia yawalatiti, Kanail Haora Terra Indígena Batavo, acompanhados pelo pelo José Carlos que é Extensionistas Rural e Supervisor Local  da EMPAER de Nova Brasilândia 


Após a reunião com o Geraldo Lúcio eles foram até a  sala da Diretora Técnica da EMPAER Denise Guterres onde apresentaram um projeto de desenvolvimento da Agricultura Familiar nas aldeias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário