4 de fevereiro de 2023

Confiram Ministro do MDA Paulo Teixeira e REDE TRAF Nacional em reunião de Turismo Rural . (Geraldo Lúcio da EMPAER este presente)






No dia 04 de fevereiro de 2023 o Agente Técnico da COATER/EMPAER-MT, Geraldo Donizeti Lúcio participou de uma reunião on-line com o Paulo Teixeira Ministro do Desenvolvimento Agrário e vários integrantes da REDE TRAF NACIONAL.


O Ministro estava acompanhado na reunião com vários integrantes da sua equipe: Lorana.             - Diretora técnica  da ANATER , Moisés Savian  - Sec. Gov. Fundiária MDA, Vanderley Ziger - Sec. MDA e Welington Diniz - Sec. MDA.


A reunião durou uma hora e dez minutos e foi fruto de outras duas reuniões anteriores da REDE que  demandou esta com a presença e participação efetiva com o Ministro do MDA. 


Rosalvo Finco fez a facilitação da reunião, passou  a palavra para o Ednei Bueno que fez uma apresentação de todos os integrantes da REDE TRAF que estavam na sala on-line e uma retrospectiva de cada estado presente à medida em que ia apresentando a pessoa.


Já a apresentação técnica do antes e atualidade  no contexto histórico da REDE TRAF ficou a cargo do Rafael  Freitag que é Presidente da ANDA Brasil.


O Ministro Paulo Teixeira fez a sua fala demonstrando um grande conhecedor do Turismo Rural na Agricultura Familiar no Brasil e das Caminhadas na Natureza  e segundo suas próprias palavras finalizando  aceitou o desafio da REDE TRAF, acatando as escutas e disse que seu Ministério vai colocar a capacidade de escuta junto ao Processo de Turismo Rural na  Agricultura Familiar e contemplar este segmento  no Plano Safra.


Será assessores também participaram com falas e  se comprometeram em seguirem as orientações do Ministro Paulo Teixeira.


No final vários participantes  da reunião  tiveram a oportunidade de falar de suas experiências em seus estados  e exporem ideias e sugestões  e foi feito um encaminhamento de oficializar este processo junto ao MDA e marcar outras reuniões on-line e presencial 


Conheça um pouco sobre a REDE TRAF em que o Agente Tecnico Geraldo Donizeti Lúcio da EMPAER faz parte desde o ano de 2003


A REDE TRAF, é uma rede que agrega, técnicos, produtores, poder público, ONGs, pessoas que se comunicam na rede virtual e em momentos especiais se reúnem presencialmente em eventos locais, regionais e ou nacionais, este movimento surgiu no ano de 2004, agregando a maioria dos estados do Brasil, com objetivo de apoiar e desenvolver políticas públicas para consolidar este segmento.

A REDE TRAF – Nacional foi a responsável em discutir e elaborar diretrizes para o TRAF definiu o conceito e princípios, que na ocasião fizeram parte de um Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Com o surgimento de muitos outros programas, projetos e ações, do Governo Federal, através do MTUR, E MDA, é necessário que os técnicos que compõem a REDE, continue fazendo as discussões , no sentido de que mais uma vez o Agricultor Familiar, que já tem o seu perfil definido pelo MDA e reconhecido pela sociedade brasileira, seja contemplado e seja inserido em todas as novidades que surgirem no tocante a atividades da porteira para dentro ou da porteira para fora que venha melhorar o sistema de produção, verticalização, agregação de valores – resumindo – gerando rendas e empregos na unidades de produção dos agricultores familiares

O Ministro do MDA  Paulo Teixeira e sua e sua equipe se comprometeram em dar continuidade nas políticas públicas para o Turismo Rural na Agricultura Familiar  -  em parceira com a REDE TRAF NACIONAL  


RELAÇÃO  DOS PRESENTES

Paulo Teixeira  - Ministro do MDA

Lorana.             - Diretora técnica  da ANATER 

Moisés Savian  - Sec. Gov. Fundiária MDA

Vanderley Ziger - Sec. MDA

Welington Diniz - Sec. MDA

Ronaldo Ribeiro. - São Paulo

Ednei Bueno.   - Paraná - EX-EMATER

Airton Violento - Rio de Janeiro 

Rafael Freitag.   - Santa Catarina

Geraldo Lúcio.   EMPAER - Mato  Grosso

Maurício.            - São Paulo

Pacu.                  - São Paulo EX CATI

Aline Moraes.                  Rio Grande do Sul 

Osmar Fonteles - Nordeste

Rosalvo Finco.    - Paraná 

Cleia Venina.     - Minas Gerais - EX EMATER

Rone                   - Amazonas - Sec. Municipal 

Amazonas.        - Amazonas 


Vanderley Ziger Secretário do MDA

Lorana Diretora da ANATER

Rosalvo Facilitador da Live 

Moisés Savian Secretário do MDA
Rafael Presidente da ANDA Brasil

Ednei Bueno Articulador da REDE TRAF


































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário