13 de fevereiro de 2023

Casa Barão recebe II edição do Sarau Literomusical 10

 O evento é realizado em parceria entre a Academia Mato-Grossense de Letras e a Secel-MT

Dayanne Santana | Secel-MT 

Secom

image

Com oficina de cordel e marchinhas de Carnaval, a 2ª edição do Sarau Literomusical 100 +1 acontece nesta quarta-feira (15), na Casa Barão, no Centro de Cuiabá. O evento que tem como tema "Ô Abre Alas... para o Cordel e Marchinhas" é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT) e a Academia Mato-Grossense de Letras (AML), em celebração aos 101 anos da AML.

As inscrições estão abertas. O número de vagas é limitado e os interessados devem se inscrever via WhatsApp pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

O evento é realizado na Casa Barão, prédio histórico que abriga a Academia Mato-Grossense de Letras, e é o segundo dos oito saraus que vão acontecer até o mês de agosto.

A programação terá início às 15h, com a Oficina Literária de Cordel e Papo Cabeça, ministrada pelo escritor e professor doutor em educação, Josivaldo Constantino dos Santos. Prossegue até as 17h e, logo em seguida, Olga Maria Castrillon-Mendes, da AML, debate a temática exposta com o oficineiro.

Já no período noturno, das 19h30 às 20h30, o sarau ganha uma conotação festiva, evocando o carnaval, com um show do grupo musical Prato da Casa, que vai animar o público com marchinhas de carnaval

Assim como a primeira edição, este segundo sarau também será híbrido, podendo ser acompanhado presencialmente e pela internet, por meio do canal do YouTube da AML, onde o evento ficará gravado, e poderá ser assistido posteriormente.

Convidados

Josivaldo Constantino dos Santos nasceu em Arapiraca (AL), mas está em Mato Grosso desde 1987. É graduado em filosofia, especialista em filosofia Contemporânea, mestre e doutor em Educação. Leciona Filosofia e Filosofia da Educação na Universidade do Estado de Mato (UNEMAT-Sinop). É também pesquisador do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado (UFRGS), poeta e pesquisador da literatura de cordel, autor de livros e artigos sobre esse gênero literário e de obras em poesia de cordel, como livros solos e coletâneas pela Editora Ações Literárias, Sinop-MT e Editora Prosa & Verso, de Juazeiro do Norte (CE).

Ele tem realizado oficinas sobre cordel nas escolas, com o projeto Semeando Cordel/Atirando Palavras. Também trabalha na universidade, a literatura de cordel como Procedimento Metodológico em Sala de Aula. Sua produção como poeta pode ser conferida no link https://www.familialiteraria.com.br/autores/josivaldo/377392.

 

O grupo musical Prato da Casa se apresenta com uma formação alternativa, considerando o espaço da Casa Barão. Formado por Deize de Carvalho (saxofone), Gerson da Silva Conceição (trombone), o vocalista Nil Maciel e Hamilton dos Teclados, a banda completa 30 anos de estrada em 2023. Todos os anos, no carnaval e em outras manifestações populares, como a Bandeira do Senhor Divino, o grupo participa ativamente com seus músicos talentosos e experientes. Tradicionalmente, desde a sua criação, se apresenta em diferentes bairros e eventos, levando a alegria ao público.

Olga Maria Castrillon-Mendes é natural de Cáceres (MT) e ocupa a Cadeira 15 da AML. É professora do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, dos Programas de Mestrado Profissional em Linguagem/PROFLETRAS e colaboradora do programa de pós-graduação em Estudos Literários/PPGEL/UNEMAT. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres. Lidera o grupo de pesquisa “Questões históricas e compreensão da literatura brasileira” (CNPq/UNEMAT/2002). Integra também os grupos: RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPq/UFMT). É autora dos livros "Taunay viajante: construção imagética de Mato Grosso" (Cuiabá: EdUFMT, 2013) e Discurso de constituição da fronteira (www.unemat.br/publicações/e-book, 2017), e "Matogrossismo: questionamentos e percursos identitários (Carlini & Caniato, 2020). Tem artigos em periódicos e coletâneas nacionais e internacionais. Olga empenha-se nas pesquisas com as literaturas de língua portuguesa, particularmente aquelas que produziram (e produzem) a imagética de e sobre Mato Grosso.

Serviço
2º Sarau Literomusical 100+1, com foco no Cordel e nas Marchinhas de Carnaval
Quando: dia 15 de fevereiro, das 15h às 18h e 19h30 às 20h30
Quanto: entrada franca
Onde: Casa Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 3869 – Cuiabá-MT
Link do evento on-line: https://www.youtube.com/@academiamato-grossensedele7697
Inscrições via whatsapp pelos telefones 65 98412 9090 (Zilda Carracedo) e 65 99227 6215 (Ronaldo Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário